History of Education in a transnational perspective

Main Article Content

Carolina Mostaro Neves da Silva

Abstract

Nos últimos anos, é crescente o interesse por abordagens transnacionais no campo historiográfico. Diante da frequência com que o termo tem aparecido em títulos de livros, artigos e palavras-chave, Struck, Ferris e Revel (2011) levantam a possibilidade de a história transnacional representar uma mudança metodológica significativa na historiografia, tal como aconteceu com a história social, a partir dos anos de 1950, e com a micro-história, nos anos de 1970 e 1980. Não surpreende, portanto, que venha recebendo atenção de pesquisadoras e pesquisadores do campo da História da Educação, que, pelo menos desde os anos oitenta, têm buscado o alinhamento e o diálogo com a historiografia. Demonstrando o potencial das abordagens transnacionais para investigações que tomam como tema a educação e a escola, em suas múltiplas perspectivas e interfaces, foi recentemente publicado, em formato E-book, pela Fino Traço Editora, o livro Sujeitos e Artefatos: territórios de uma história transnacional da educação, organizado por Diana Vidal. A obra é parte da Coleção Estudos Brasileiros, do Instituto de Estudos Brasileiros, e resultado de um conjunto de pesquisas que, desenvolvidas no âmbito do projeto temático Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...), privilegiam os movimentos, a circulação, os intercâmbios de sujeitos e objetos elucidativos de experiências e processos educacionais, ao longo dos séculos XIX e XX .

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Silva, C. M. N. da . (2021). History of Education in a transnational perspective. Cadernos De História Da Educação, 20(Contínua), e032. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-32
Section
Review
Author Biography

Carolina Mostaro Neves da Silva, Universidade de São Paulo (Brasil)

Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo
https://orcid.org/0000-0003-0853-6726
http://lattes.cnpq.br/8957578717474377
carolmostaro@yahoo.com.br

References

BONTEMPI JR., B. A história da educação na Rbep (1999-2011). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.94, n.234, p.502-518, 2012.

FUCHS, E. Networks and the History of Education, Paedagogica Historica, v.43, n.2, p.185-197, 2007. DOI: https://doi.org/10.1080/00309230701248271.

GONDRA, J.G. (Org.). Pesquisa em história da educação no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

SAID, E. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

STRUCK, B.; FERRIS, K.; REVEL, J. Introduction: Space and Scale. Transnational History. The International History Review, v.33, n.4, p.573-584, 2011. DOI: https://doi.org/10.1080/07075332.2011.620735.

VIDAL, D.G. (org.). Sujeitos e Artefatos: territórios de uma história transnacional da educação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2020.