Methodo Penido: state and municipality in the struggle for literacy training in the society of Minas Gerais at the end of the nineteenth century
Main Article Content
Abstract
Beginning in the 1890s in Minas Gerais, Brazil, a governmental concern arose regarding general public education, with an attempt to overcome illiteracy and create structures for progress in education through drafting a law of public education (1892) and regulation of schools (1893). Other practices were also encouraged, such as publication of the Methodo Penido (Penido Method) by Agostinho Penido, which was published in 1890 and widely distributed among schools in Minas Gerais. However, no remaining copy of this method is known, nor studies on its author. This study used sources of the Public Archives of Minas Gerais and the Municipal Archives of Ouro Preto. We aimed to recover the trajectory of Agostinho Penido, the process of evaluation, granting awards, and adoption of the method on the part of the government, and the subsequent spread of the method. The importance of literacy training in the society of Minas Gerais at the beginning of the Republic and the participation of intellectuals in education in seeking alternatives to deal with this issue are in evidence.
Downloads
Article Details
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
References
ACTOS do Governo do Estado. Jornal Minas Geraes, ano II, n. 258, 24/09/1893, p. 5.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Autores e editores de compêndios e livros de leitura (1810-1910). Educação e Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 475-491, set./dez. 2004.https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000300008.
BRASIL. Decreto n. 8248 -DE 3 DE SETEMBRO DE 1881. Disponível em: http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=57457&norma=73310, consulta em 07/05/2015.
BRASIL. Decreto nº 609, de 31 de Julho de 1890. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-609-31-julho-1890-523693-publicacaooriginal-1-pe.html, consulta em 07/05/2015.
CÂMARA Municipal de Ouro Preto. Livro de Registro de Atas (resoluções) da Intendência Municipal –1890-1894. Ouro Preto: Arquivo Municipal de Ouro Preto, Livro n. 894.
CÂMARA Municipal de Ouro PretoCaixa Instrução. Ouro Preto: Arquivo Municipal de Ouro Preto (vários anos).
CÂMARA Municipal de Ouro Preto. Caixa 1892. Ouro Preto: Arquivo Municipal de Ouro Preto.
CARVALHO, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de; CARVALHO, Carlos Henrique de. O lugar da educação na modernidade luso-brasileira no fim do século XIX e início do XX. Campinas: Alínea, 2012.
COLÉGIO do Caraça. Livro de Matrícula 1860. Disponível em: http://www.santuariodocaraca.com.br/livro-de-matricula-1856-1910/livro-de-matricula-1860/. Consulta em 07/05/2015.
COLÉGIO do Caraça. Lista de Ex-alunos. Disponível em: http://www.santuariodocaraca.com.br/lista-de-ex-alunos/lista-de-ex-alunos-letra-a/. Consulta em 07/05/2015.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; MACIEL, Francisca Izabel Pereira. A história da alfabetização: contribuições para o estudo das fontes. In: 29ª Reunião Anual da ANPED, 2006, Caxambu-MG. Disponível em: www.anped.org.br/sites/default/files/gt10-1955-int.pdf (acesso em 18/01/2018).
HISTÓRIA das Minas de Ouro e Diamante: a Lista dos 120 Ex-Alunos do Caraça na Política. Disponível em: http://monlewood.blogspot.com.br/2015/02/historia-das-minas-de-ouro-e-diamante.html, consulta em 07/05/2015.
LISBÔA, Venâncio José de Oliveira. Relatório que á Assemblea Legislativa Provincial de Minas Geraes apresentou na sessão ordinária de 1873 o Presidente da Provincia. Disponível em:http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/480/000008.html, consulta em 07/05/2015.
MANTOVANI, André Luiz. Faça-se a luz: modernidade e demandas sociais na eletrificação da iluminação pública de Ouro Preto, 1880-1920. Mariana: UFOP, 2005 (monografia de bacharelado).
MARTINS, Henrique. Lista geral dos bachareis e doutores que têm obtido o respectivo gráo na Faculdade de Direito do Recife, desde sua fundação em Olinda no ano de 1828, até o ano de 1931. Recife: Typographia Diario da Manhã, 1931. Disponível em https://www.ufpe.br/ccj/images/bachareis/bacharis%201828%20-%201931.pdf, consulta em 07/05/2015. Cf.
MINAS GERAIS. Lei n. 41 –Dá nova organização á instrucção publica do estado de Minas. Colecção das leis e decretos do estado de Minas Geraes em 1892. Ouro Preto: Imprensa Official de Minas Geraes, 1893.
MINAS GERAIS. Decreto n. 655 –Promulga o regulamento das escolas e instrucção primaria. Colecção das leis e decretos do estado de Minas Geraes em 1893. Ouro Preto: Imprensa Official de Minas Geraes, 1894.
MINAS GERAIS. Secretaria do Interior. Fundo Instrução Pública, n. SG1052, 1890. Arquivo Público Mineiro.
MINAS GERAIS. Secretaria do Interior. Fundo Instrução Pública, n. 670, 1895. Arquivo Público Mineiro.
MINAS GERAIS. Secretaria do Interior. Fundo Instrução Pública, n. 646, 1895. Arquivo Público Mineiro.
MINAS GERAIS. Secretaria do Interior. Fundo Instrução Pública, n. 881, 1892-1897. Arquivo Público Mineiro.
MINAS GERAIS. Secretaria do Interior. Fundo Instrução Pública, n. 723, 1892-1897. Arquivo Público Mineiro.
MINAS GERAIS. Secretaria do Interior. Fundo Instrução Pública, n. 175, 1892. Arquivo Público Mineiro.
MINAS GERAIS. Secretaria do Interior. Fundo Instrução Pública, n. 176, 1892. Arquivo Público Mineiro.
MINAS GERAIS. Secretaria do Interior. Fundo Instrução Pública, Serie SI 4-1, n.229, 1893. Arquivo Público Mineiro.
MINAS GERAIS. Secretaria do Interior. Fundo Instrução Pública, n. 654, 1893. Arquivo Público Mineiro.
MINAS GERAIS. Secretaria do Interior. Fundo Instrução Pública, n. 677, 1895. Arquivo Público Mineiro.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. História dos métodos de alfabetização no Brasil (conferência de abertura do Seminário Alfabetização e Letramento em Debate). In: Seminário Alfabetização e Letramento em Debate. Brasília: MEC/SEB, 2006, 16 p.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. A “querela dos métodos” de alfabetização no Brasil: contribuições para metodizar o debate, Revista ACOALFAplp: Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua portuguesa, São Paulo, ano 3, n. 5, 2008, p. 91-114.
MOURÃO, Paulo Krüger Corrêa. O ensino em Minas Gerais no tempo da República. Belo Horizonte: Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais, 1962.
NAVA, Pedro. Balão Cativo: memórias/2. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1977.
PARTE Official. Diario de Pernambuco, anno L, n. 18, 23 de janeiro de 1874, p. 1. Disponível em: http://ufdc.ufl.edu/AA00011611/17555/1x?vo=3, consulta em 07/05/2015.
PENIDO, Jeronimo Maximo Nogueira. Base de dados de todos os parentes, colaterais e não parentes. Disponível em:http://www.geocities.ws/basededadoscastro/pafg56.html, consulta em 07/05/2015.
SCHUELER, Alessandra Frota M. de; TEIXEIRA, Giselle Baptista. Civilizar a infância: moral em lições no livro escolar de Guilhermina de Azambuja Neves (Corte imperial, 1883). Revista de Educação Pública, v. 17, n. 35, set-dez 2008, p. 563-577.
SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização:a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1890–1910). São Paulo: UNESP, 1998.
SUPLLENTES do Juiz Municipal.A Provincia de Minas, Anno VIII, n. 513, 10 de fevereiro de 1888, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/ HotpageBN.aspx?bib=222747&pagfis=1314&url=http://memoria.bn.br/docreader#(consulta em 18/01/2018).