BOURDIEU E AS ESTRATÉGIAS DE DISTINÇÃO NO ENSINO SUPERIOR FRANCÊS
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Em 1989, Pierre Bourdieu publicou La noblesse d`état: grandes écoles et esprit de corps, uma obra volumosa e densa sobre a elitização das chamadas grandes écoles francesas. O presente trabalho se propõe a fazer uma leitura dessa obra, com o intuito de compreender a perspectiva teórica de Bourdieu em relação ao campo educacional. Bourdieu analisa as grandes écoles como instituições formais das elites francesas, que têm a função de lapidar o habitus burguês e distinto de seus estudantes, oriundos - com algumas exceções miraculosas - das classes abastadas. Para tanto, a sua análise concebe classe social além da visão economicista, utilizando conceitos que ele criou para analisar o mundo social como capital cultural, capital social e capital simbólico, campo e habitus. Em La noblesse d`état, portanto, Bourdieu refina a sua análise sociológica, questionando a democratização da educação na França.
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Dallabrida, N. (2011). BOURDIEU E AS ESTRATÉGIAS DE DISTINÇÃO NO ENSINO SUPERIOR FRANCÊS. Cadernos De História Da Educação, 10(1). Retrieved from https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/13154
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