A FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL E A CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA PROVINCIAL DE INSTRUÇÃO
Main Article Content
Abstract
Este texto analisa o processo de formação do estado educador, ou seja, o sistema de instrução estatal na província de Mato Grosso. Utiliza como fonte a legislação e relatórios dos dirigentes. Eram atribuições da Lei Provincial de 05 de maio de 1837: regular o estabelecimento e a supressão de escolas primárias, o vencimento dos professores públicos, a inspeção às escolas, a habilitação, o concurso, a preferência, o provimento, a remoção e a demissão dos servidores; tratar dos exames gerais anuais; estabelecer a obrigatoriedade da instrução primária entre os oito e 16 anos. Essa lei, portanto, inaugurou o sistema provincial de instrução em Mato Grosso como parte do processo de construção do aparelhamento do Estado-Nação Brasil do ponto de vista provincial.
Article Details
Issue
Section
Papers
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
How to Cite
Sá, N. P. (2008). A FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL E A CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA PROVINCIAL DE INSTRUÇÃO. Cadernos De História Da Educação, 6. https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/281