Educando mulheres, aguçando sensibilidades: medicamento, artefatos e acessórios em propagandas no Jornal Diário da Tarde - 1920

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Rosa Lydia Teixeira Corrêa

Resumo

Este trabalho aborda, sob a ótica das sensibilidades (Le Breton, 2016; Pesavento, 2005), conteúdos de propagandas destinadas à mulher, contidos em anúncios do jornal Diário da Tarde do ano de 1920. A finalidade é refletir sobre o fato de que os conteúdos presentes nas propagandas contêm representações (Chartier, 2011, 1990) que consubstanciam modos de educar por meio de processo de inculcação de valores, atitudes e comportamentos femininos, incidindo sobre suas sensibilidades. São analisados anúncios sobre vitaminas, artefatos e acessórios destinados às mulheres. Para Kotler e Keller (2012), a publicidade é um modo de veicular informações que promovem tipos de produtos ou serviços, não descartando o seu caráter persuasivo. É neste aspecto que ela incide sobre a mulher, na medida em que comporta elementos referentes à sensibilidade feminina, utilizando-se de linguagem específica.

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Artigos

Biografia do Autor

Rosa Lydia Teixeira Corrêa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Brasil)

http://lattes.cnpq.br/4068637625072604

https://orcid.org/0000-0002-6416-4990

rosa_lydia@uol.com.br

Como Citar

Corrêa, R. L. T. (2025). Educando mulheres, aguçando sensibilidades: medicamento, artefatos e acessórios em propagandas no Jornal Diário da Tarde - 1920 . Cadernos De História Da Educação, 24(Contínua), e2025-48. https://doi.org/10.14393/che-v24-e2025-48

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