A sala de aula nas obras literárias de J. B. de Mello e Souza, professor catedrático do Colégio Pedro II (1938-1943)

Conteúdo do artigo principal

Renata Marcílio Cândido
Sônia Maria da Silva Gabriel

Resumo

Este trabalho intenta identificar mudanças e permanências nas salas de aula descritas por J. B. de Mello e Souza (1888-1969), professor de 1914 a década de 1960 em escolas públicas e privadas e catedrático do Colégio Pedro II. Em sua obra, a sala de aula é apresentada em recortes temporais e espaços geográficos distintos do final do século XIX até meados do século XX. A análise considera Majupira (1938), Meninos de Queluz (1949) e Estudantes do meu tempo (1943), com atenção às diferenças da sala de aula nas obras ficcional e memorialistas. Para tal, os aportes teórico-metodológicos em História da Educação sobre o conceito sala de aula apoia-se nas pesquisas de Escolano Benito (2017) e Rosa Fátima de Souza (1998, 2013), dentre outros. O estudo das obras oportuniza discussões a respeito das práticas de ensino e representações dos professores debatidas pelo governo republicano e a manutenção de tradicionais modelos escolares.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Biografia do Autor

Renata Marcílio Cândido, Universidade Federal de São Paulo (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-8032-881X

http://lattes.cnpq.br/9931089607245261

renata.candido@unifesp.br

Sônia Maria da Silva Gabriel, Universidade Federal de São Paulo (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-3930-1199

http://lattes.cnpq.br/6840361937349399

soniamgabriel@gmail.com

Como Citar

Cândido, R. M., & Gabriel, S. M. da S. (2025). A sala de aula nas obras literárias de J. B. de Mello e Souza, professor catedrático do Colégio Pedro II (1938-1943). Cadernos De História Da Educação, 24(Contínua), e2025-46. https://doi.org/10.14393/che-v24-e2025-46

Referências

AMPARO, Patrícia Aparecida do, CÂNDIDO, Renata Marcílio, LIMA, Ana Laura Godinho. O romance de formação da professora: contribuições da literatura para pensar a História da Educação. Cadernos de História da Educação, v.21, e076, p.1-18, 2022. DOI: https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-76.

ARRIADA, Eduardo, NOGUEIRA, Gabriela Medeiros, VAHE, Mônica Maciel. A sala de aula no século XIX: disciplina, controle, organização. Conjectura, v.17, n.2, p.37-54, 2012.

BASTOS, Maria Helena Câmara. Do quadro-negro à lousa digital: a história de um dispositivo escolar. Cadernos da História da Educação, n. 4, p.133-141, 2005.

BURKE, Peter (org). A Escrita a história: novas perspectivas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992.

CÂNDIDO, Antônio. Vários Escritos. 5. Ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.

CÂNDIDO, Renata Marcílio. A máquina de festejar: seus usos e configurações nas escolas públicas primárias brasileiras e portuguesas (1890-1930). Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2012.

CATANI, Denice Barbara. Annie Ernaux e a educação: ficção, autobiografia e compreensão sociológica. Revista USP, n.137, p.15-30, 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i137p15-30.

ESCOLANO BENITO, Augustin. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Campinas, SP: Editora Alínea, 2017.

GABRIEL, Sônia Maria da Silva. João Baptista de Mello e Souza: trajetórias e memórias de um professor. Orientador: Arnaldo Pinto Júnior. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2020.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, n. 01, p. 09-43, 2001.

LOPES, Eliana Marta Teixeira. História da Educação e Literatura: algumas ideias e notas. Revista Educação, v.30, n.2, 2005.

MELLO e SOUZA, João Baptista. Majupira: romance brasileiro da atualidade (1930 - 1934). 2. ed. São Paulo: Editora Saraiva S/A, 1949.

MELLO e SOUZA, João Baptista. Meninos de Queluz. Rio de Janeiro: Editora Aurora, 1949.

MELLO e SOUZA, João Baptista. Estudantes do meu tempo: crônicas do Colégio Pedro II. 2 ed. Rio de Janeiro: Oficinas Gráficas do Internato do Colégio Pedro II, 1958.

MORAES, Dislane Zerbinatte. Literatura, memória e ação política: uma análise de romances escritos por professores paulistas. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 1996.

PAULILO, André Luiz. A cultura material da escola. Apontamentos a partir da história da educação. Revista Brasileira de História da Educação, n.19, e065, p. 01-24, 2019. DOI: https://doi.org/10.4025/rbhe.v19i0.46818

SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no estado de São Paulo: (1890-1910). São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.

SOUZA, Rosa Fátima de. A militarização da infância: expressões do nacionalismo na cultura brasileira. Cadernos Cedes, v.20, p.104-121, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622000000300008

SOUZA, Rosa Fátima de. Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XX. Educar em Revista, n. 49, p. 103-120, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602013000300007

SOUZA, Rosa Fátima de. A configuração das Escolas Isoladas no estado de São Paulo (1846- 1904). Revista Brasileira de História da Educação, v. 16, n. 2 (41), p. 341-377, 2016. DOI: https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i2.931

TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, n. 14, p. 61-88, 2000.

VASCONCELOS, José Mauro de. O meu pé de laranja lima. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1968.