Entrevista com Justino Magalhães (Universidade de Lisboa): internacionalização, memória e mediação

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Josefa Nunes Pinheiro
Telma Bessa Sales
Sauloeber Tarsio de Souza

Resumo

Esta entrevista com Justino Magalhães, Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, aborda aspectos fundamentais de sua trajetória intelectual, com ênfase na internacionalização das pesquisas em História da Educação entre Brasil e Portugal. A partir de um diálogo realizado em Lisboa, durante a AFIRSE 2025, o professor compartilha reflexões sobre os intercâmbios acadêmicos luso-brasileiros desde a década de 1980, sua concepção de formação docente e o papel da pesquisa histórica no fortalecimento das redes internacionais de colaboração. As falas do entrevistado, entrelaçadas por memórias, conceitos e experiências, iluminam os desafios e as possibilidades da internacionalização crítica do conhecimento, tal como proposto por autores como Mário Luiz Neves de Azevedo e pelas abordagens contemporâneas da educação superior em perspectiva global. Trata-se de um documento que conjuga densidade teórica e sensibilidade humana, reafirmando o papel da História da Educação como campo de luta simbólica por uma escola mais justa e democrática.

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Seção

Entrevista

Biografia do Autor

Josefa Nunes Pinheiro, Universidade Regional do Cariri (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-2905-753X

http://lattes.cnpq.br/4505309479713212

kacildanunes@gmail.com

Telma Bessa Sales, Universidade Estadual Vale do Acaraú (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-3459-0665

http://lattes.cnpq.br/0922058102364578

telma_bessa@uvanet.br

Sauloeber Tarsio de Souza, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-9797-341X

http://lattes.cnpq.br/8937954864858691

sauloeber@gmail.com

Como Citar

Pinheiro, J. N., Sales, T. B., & Souza, S. T. de. (2025). Entrevista com Justino Magalhães (Universidade de Lisboa): internacionalização, memória e mediação. Cadernos De História Da Educação, 24(Contínua), e2025-26. https://doi.org/10.14393/che-v24-e2025-26