Entrevista com Justino Magalhães (Universidade de Lisboa): internacionalização, memória e mediação
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esta entrevista com Justino Magalhães, Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, aborda aspectos fundamentais de sua trajetória intelectual, com ênfase na internacionalização das pesquisas em História da Educação entre Brasil e Portugal. A partir de um diálogo realizado em Lisboa, durante a AFIRSE 2025, o professor compartilha reflexões sobre os intercâmbios acadêmicos luso-brasileiros desde a década de 1980, sua concepção de formação docente e o papel da pesquisa histórica no fortalecimento das redes internacionais de colaboração. As falas do entrevistado, entrelaçadas por memórias, conceitos e experiências, iluminam os desafios e as possibilidades da internacionalização crítica do conhecimento, tal como proposto por autores como Mário Luiz Neves de Azevedo e pelas abordagens contemporâneas da educação superior em perspectiva global. Trata-se de um documento que conjuga densidade teórica e sensibilidade humana, reafirmando o papel da História da Educação como campo de luta simbólica por uma escola mais justa e democrática.
Detalhes do artigo
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).