A abordagem de funções em livros didáticos de matemática no período anterior ao Movimento da Matemática Moderna

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Eduardo Gonçalves dos Santos
Kelyane Barboza de Abreu

Resumo

O propósito desse trabalho é analisar de que modo os autores de livros didáticos no Brasil para o colégio se apropriaram da noção de função no período que antecede ao início da década de 1960 que coincide aproximadamente com o surgimento do Movimento da Matemática Moderna. Argumentaremos que essa noção foi por eles apropriada de forma a sanar parcialmente um problema detectado por Felix Klein no ensino da matemática na Alemanha: o fenômeno da Dupla Descontinuidade. Faremos isso através da análise de um conjunto de sete coleções de livros didáticos que circularam no Brasil no período considerado.

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Seção

Artigos

Biografia do Autor

Eduardo Gonçalves dos Santos, Universidade Federal da Paraíba (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-8582-6826

http://lattes.cnpq.br/3187778981179297

eduardo@mat.ufpb.br

Kelyane Barboza de Abreu, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-7485-1762

http://lattes.cnpq.br/9795105644885809

kelyane.abreu@ufersa.edu.br

Como Citar

Santos, E. G. dos, & Abreu, K. B. de. (2025). A abordagem de funções em livros didáticos de matemática no período anterior ao Movimento da Matemática Moderna. Cadernos De História Da Educação, 24(Contínua), e2025-16. https://doi.org/10.14393/che-v24-e2025-16

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