Estado, política e educação no contexto sociocultural oitocentista
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Resumo
O livro “Estado, política e educação no contexto sociocultural oitocentista” reúne estudos na História da Educação que problematizam as práticas educativas, tanto escolares quanto não escolares, no percurso do século XIX, com enfoque espacial na província de Minas Gerais. A organização é da Profa. Dra. Vera Lúcia Nogueira, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NEPHE) e docente na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana da Universidade do Estado de Minas Gerais, espaços onde as seis pesquisas dispostas na obra se deram. É primoroso observar que a perspectiva da Ciência Aberta (Open Science) perpassa o projeto do livro, dada a disponibilização gratuita da obra em formato digital no site da Editora “De Castro”. A Ciência Aberta ou Open Science é um movimento mundial que busca tornar o conhecimento científico aberto, acessível e compartilhado entre a comunidade científica e a sociedade como um todo. Isso facilita a cooperação, reutilização de dados e inclusão de todas as partes envolvidas, promovendo o avanço mais rápido da ciência e trazendo maiores benefícios para a sociedade. (Universidade do Estado de São Paulo, 2024)
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Referências
GONDRA, José. Prefácio. In: NOGUEIRA, Vera Lúcia (Org.). Estado, política e educação no contexto sociocultural oitocentista. São Carlos: De Castro, 2022.
LESSA, Tainah Fernandes Teixeira. O ordenamento e a educação dos sentidos e das sensibilidades do cidadão do Império: Mariana. In: NOGUEIRA, Vera Lúcia (Org.). Estado, política e educação no contexto sociocultural oitocentista. São Carlos: De Castro, 2022.
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UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO. O que é ciência aberta? Ciência Aberta USP, 2024. Disponível em: https://cienciaaberta.usp.br/sobre-o-projeto/. Acesso em: 12/10/2024.