Da escravidão à cidadania elegível: a trajetória de José Agostinho dos Reis em defesa da ciência e da educação popular

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Sirlene Ribeiro Alves

Resumo

O presente artigo visa refletir sobre as contribuições de sujeitos invisibilizados pela historiografia tradicional, mas que desempenharam papeis relevantes na educação popular e no processo abolicionista brasileiro, por meio da trajetória de José Agostinho dos Reis. Durante as últimas décadas do século XIX, a educação e a abolição passaram a ser debatidas e, por alguns, consideradas como necessárias ao processo de modernização do Império para alcançar os objetivos de civilidade e progresso. Escravizados e escravizadas, assim como pessoas que saíram do cativeiro e até livres, investiram na educação como possibilidade de transformação social e combate ao preconceito existente. Nascido na condição de escravizado, José Agostinho dos Reis tornou-se abolicionista, formou-se em Engenharia e foi professor na Escola Politécnica, assumindo sua direção interina e alcançando prestígio e reconhecimento social. Dessa forma, sua vivência permite perceber as complexidades das relações estabelecidas entre escravidão e liberdade, além do papel da educação nessa configuração.

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Artigos

Biografia do Autor

Sirlene Ribeiro Alves, Colégio Pedro II / Proped UERJ (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-4834-8826

http://lattes.cnpq.br/0931600627662820

sirlenealvesbr@yahoo.com.br

Como Citar

Alves, S. R. (2025). Da escravidão à cidadania elegível: a trajetória de José Agostinho dos Reis em defesa da ciência e da educação popular. Cadernos De História Da Educação, 24(Contínua), e2025-03. https://doi.org/10.14393/che-v24-e2025-03

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