A História Atlântica e a pesquisa sobre a Educação de Jovens e Adultos em ambientes hospitalares no Brasil

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Alyne Martins Gomes
Isaías Francisco de Carvalho

Resumo

Este trabalho é parte atualizada das análises e dos resultados da dissertação desenvolvida no programa de mestrado em História do Atlântico e da Diáspora Africana (PPGH-UESC). Tem por objeto de estudo a educação em ambiente hospitalar (EAH) e sua oferta para estudantes da educação de jovens e adultos (EJA), em tratamentos de doenças. Objetiva estabelecer relações, por meio do alargamento das fronteiras interdisciplinares, de modo a identificar aportes para a análise e interpretação do objeto investigado. De caráter bibliográfico e explicativo, utiliza abordagem qualitativa para interpretação das fontes na perspectiva de ultrapassar os limites teórico-metodológicos hierarquizados e homogêneos acerca da diversidade temática envolvendo o mundo atlântico. Ao considerar a história atlântica, conclui a aderência do tema a esse campo a partir de aspectos teórico-metodológicos que corroboram para a investigação a respeito da oferta de EAH aos estudantes da modalidade EJA afastados da escola por situação de adoecimento.


 

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Como Citar
Gomes, A. M., & Carvalho, I. F. de. (2024). A História Atlântica e a pesquisa sobre a Educação de Jovens e Adultos em ambientes hospitalares no Brasil. Cadernos De História Da Educação, 23(Contínua), e2024–65. https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-65
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alyne Martins Gomes, Universidade Estadual de Santa Cruz (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-2019-4135
http://lattes.cnpq.br/1037298027863925
alyvicsam@gmail.com

Isaías Francisco de Carvalho, Universidade Estadual de Santa Cruz (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-3157-7104
http://lattes.cnpq.br/7439506521096432
ifcarvalho@uesc.br

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