A História Atlântica e a pesquisa sobre a Educação de Jovens e Adultos em ambientes hospitalares no Brasil
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho é parte atualizada das análises e dos resultados da dissertação desenvolvida no programa de mestrado em História do Atlântico e da Diáspora Africana (PPGH-UESC). Tem por objeto de estudo a educação em ambiente hospitalar (EAH) e sua oferta para estudantes da educação de jovens e adultos (EJA), em tratamentos de doenças. Objetiva estabelecer relações, por meio do alargamento das fronteiras interdisciplinares, de modo a identificar aportes para a análise e interpretação do objeto investigado. De caráter bibliográfico e explicativo, utiliza abordagem qualitativa para interpretação das fontes na perspectiva de ultrapassar os limites teórico-metodológicos hierarquizados e homogêneos acerca da diversidade temática envolvendo o mundo atlântico. Ao considerar a história atlântica, conclui a aderência do tema a esse campo a partir de aspectos teórico-metodológicos que corroboram para a investigação a respeito da oferta de EAH aos estudantes da modalidade EJA afastados da escola por situação de adoecimento.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Referências
ARMITAGE, David. Três conceitos de história atlântica. História Unisinos, São Leopoldo, RS, v.18, n.2, p.206-217, mai./ago. 2014. Disponível em: http://bit.ly/3-his-atlan. Acesso em: 02 out. 2019.
BARROS, Alessandra. Notas Sócio-Históricas e Antropológicas sobre a escolarização em Hospitais. In: SCHILKE, Ana Lúcia, NUNES, Lauane Baroncelli, AROSA, Armando C. (Orgs.). Atendimento escolar hospitalar: saberes e fazeres. Niterói: Intertexto, 2011. p.19-29.
BARROS, José D’Assunção. O campo da história: especialidades e abordagens. Petrópolis: Vozes, 2004.
BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
BRASIL. Decreto Lei n 19.841 de 22 de outubro de 1945. Promulga a Carta das Nações Unidas, assinada em São Francisco, a 26 de junho de 1945, por ocasião da Conferência de Organização Internacional das Nações Unidas. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1969. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1930-1949/d19841.htm. Acesso em: 21 nov. 2021.
BRASIL. Decreto Lei n 1.044 de 21 de outubro de 1969. Dispõe sobre tratamento excepcional para os alunos portadores das afecções. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1969. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del1044.htm. Acesso em: 30 abr. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 19 jun. 2019.
BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial: livro 1/MEC/SEESP- Brasília: a Secretaria, 1994. 66f.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 09 jun. 2019.
BRASIL. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Especial. Classe Hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e Orientações. Brasília: Ministério de Educação, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/livro9.pdf. Acesso em: 10 mar. 2021.
CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, 4., 1986, Goiânia. [Carta de Goiânia]. Destinatário: Assembleia Nacional Constituinte. Goiânia, 2-5 de set. 1986. 1 carta. Disponível em: https://bit.ly/3N9w1lf. Acesso em: 05 abr. 2022.
COSTA, Cláudia Borges; MACHADO, Maria Margarida. Políticas públicas e Educação de Jovens e Adultos no Brasil. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
FERREIRA, Luciana de Moura. A Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza: acolhimento de enfermos e educação para a saúde pública (1861-1889). 2017. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3wkw8na. Acesso em: 22 nov. 2021.
FONSECA, Eneida Simões da. Encontros nacionais e informativos semestrais sobre atendimento escolar hospitalar: contribuições aos professores? In: XII Congresso Nacional de Educação. Anais... Curitiba, 26-29 out. 2015, p.12787-12801. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/ 17322_8949.pdf. Acesso em: 11 mar. 2021.
FONTAINE, Alexandre. O Atlântico, entre rivalidades e mestiçagens. Tradução: Bastos, Maria Helena Câmara. (2022). Revista História da Educação (Online), v. 26. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/e112150. Acesso: 30 nov. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/112150
GAMES, Alison. Atlantic History: Definitions, Challenges, and Opportunities. The American Historical Review, v. 111, n. 3, jun. 2006, p. 741-757.
GUIMARÃES, Matheus Silveira. História e mundo atlântico: contribuições para o estudo da escravidão africana nas Américas. Cadernos Imbondeiro. João Pessoa, v. 3, n. 2, 2014.
LUNA, Sérgio Vasconcelos de. Planejamento de Pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2011.
MACHADO, Maria Margarida; BARROS, Rosanna. Aspectos da construção histórica da identidade da educação de jovens e adultos no Brasil e em Portugal: enfoque na agenda política e suas práticas discursivas. Cadernos de História da Educação. v. 19, n. 1, p.91-109, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/che-v19n1-2020-8
MARTINS, Paulo de Sena. Constituinte, financiamento e direito à educação: a voz dos protagonistas. Dossiê. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v.39, n.145, p.823-845, out.-dez., 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302018193871.
MENEZES, Cinthya Vernizi Adachi de. Atendimento Escolar Hospitalar e Domiciliar: estudo comparado das políticas educacionais do Paraná/Brasil e da Galícia/Espanha. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
MENEZES, Cinthya Vernizi Adachi de; TROJAN, Rose Meri; PAULA, Ercilia Maria Angeli Teixeira de. O direito à educação no atendimento escolar hospitalar e domiciliar: inquietações conceituais e legais. Revista Educação, v.45, p.1-25, jan.-dez. de 2020. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644440261
PETROCCHI, Renato. Imagens e histórias nas perspectivas transatlânticas sobre o século XX. In: SILVA, F. C. T.; LEÃO, K. S. S; ALMEIDA, F. E. A. (Orgs.). Atlântico, a história de um oceano. 1. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013. p. 507-537; Capítulo XIV.
RUSSELL-WOOD, Anthony John R. Sulcando os mares: um historiador do império português enfrenta a “Atlantic History”. HISTÓRIA, São Paulo, v.1, n.28, 2009, p.17-70.
RUSSELL-WOOD, Anthony John R. Histórias do Atlântico português. Ângela Domingues, Denise A. Soares de Moura. (Orgs.) 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
SANTANA, Ângela Cristina Salgado de. Santa Casa de Misericórdia da Bahia e sua prática educativa (1862-1934). 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008. Disponível em: https://bit.ly/3FAs1I1. Acesso em: 18 nov. 2021.
SOUZA, Ana Paula de. Educação e trabalho no Asilo dos Expostos da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (1870-1890). 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira/BA, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3L5ZyuG. Acesso em: 14 nov. 2021.