Os desafios do processo de inclusão das pessoas com deficiência: um estudo de caso em uma escola pública na cidade de Porto Velho
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Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar os desafios da inclusão das pessoas com deficiência, com a finalidade de repensar a respeito da educação inclusiva, buscando a consolidação do processo de inclusão escolar. Foi realizado um Estudo de Caso na Escola Senador Darcy Ribeiro, Porto Velho, RO, para investigação das dificuldades da escolarização dos alunos com deficiência e das contribuições do Atendimento Educacional Especializado – AEE, com uso da técnica de Grupo Focal, complementada por entrevistas semiestruturadas, com atores escolares da instituição. A escola pesquisada é uma das pioneiras na inclusão escolar, em Rondônia. Os progressos identificados nos alunos, em sua maioria, representam conquistas do ponto de vista pessoal e social. Conclui-se que a Escola Darcy Ribeiro contribuiu na direção da superação do preconceito e para um olhar diferente para a deficiência, contudo, faltam investimentos públicos e capacitação adequada para seus colaboradores, para que, além da socialização, promova a escolarização do aluno com deficiência.
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