Os desafios do processo de inclusão das pessoas com deficiência: um estudo de caso em uma escola pública na cidade de Porto Velho

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Taísa de Lima Vianna
Fabio Biasotto Feitosa
Clarides Henrich de Barba

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar os desafios da inclusão das pessoas com deficiência, com a finalidade de repensar a respeito da educação inclusiva, buscando a consolidação do processo de inclusão escolar. Foi realizado um Estudo de Caso na Escola Senador Darcy Ribeiro, Porto Velho, RO, para investigação das dificuldades da escolarização dos alunos com deficiência e das contribuições do Atendimento Educacional Especializado – AEE, com uso da técnica de Grupo Focal, complementada por entrevistas semiestruturadas, com atores escolares da instituição. A escola pesquisada é uma das pioneiras na inclusão escolar, em Rondônia. Os progressos identificados nos alunos, em sua maioria, representam conquistas do ponto de vista pessoal e social. Conclui-se que a Escola Darcy Ribeiro contribuiu na direção da superação do preconceito e para um olhar diferente para a deficiência, contudo, faltam investimentos públicos e capacitação adequada para seus colaboradores, para que, além da socialização, promova a escolarização do aluno com deficiência.

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Como Citar
Vianna, T. de L., Feitosa, F. B., & Barba, C. H. de. (2024). Os desafios do processo de inclusão das pessoas com deficiência: um estudo de caso em uma escola pública na cidade de Porto Velho. Cadernos De História Da Educação, 23(Contínua), e2024–62. https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-62
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Taísa de Lima Vianna, Universidade Federal de Rondônia (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-1823-2267
http://lattes.cnpq.br/2315785251407404
taisalimavianna@gmail.com

Fabio Biasotto Feitosa, Universidade Federal de Rondônia (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-6440-4993
https://lattes.cnpq.br/1926451232944635
fabio.depsi@unir.br

Clarides Henrich de Barba, Universidade Federal de Rondônia (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-2950-9033
https://lattes.cnpq.br/4572407003327880
clarides@unir.br

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