A relação entre Biologia e Cultura nos manuais de formação de professores de 1900 a 1940

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Rafaela Oliveira da Silva Maia
Hamilton Viana Chaves
Osterne Nonato Maia Filho

Resumo

Uma tensão existente entre biologia e cultura no desenvolvimento humano foi o mote que perpassou psicologia e educação. No começo do século XX essa discussão se fazia presente de forma acentuada nos manuais de formação de professores. Este artigo tem por objetivo fazer uma análise do tensionamento entre biologia e cultura na educação brasileira por meio da análise documental de manuais de formação de professores utilizados nas primeiras quatro décadas do século XX. A análise histórica cumpre não só o objetivo de resgatar a memória e descrever o contexto e o espírito de um tempo, mas também permite ver as implicações de uma época para os fatos que se desenrolaram. Amplamente baseada em aspectos biológicos e higienistas a educação brasileira deu seus primeiros passos rumo à cientificidade. O debate em educação de forma alguma pode estar distanciado das demandas econômicas, políticas e culturais de uma época.

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Como Citar
Maia, R. O. da S., Chaves, H. V., & Maia Filho, O. N. (2024). A relação entre Biologia e Cultura nos manuais de formação de professores de 1900 a 1940. Cadernos De História Da Educação, 23(Contínua), e2024–61. https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-61
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rafaela Oliveira da Silva Maia, Universidade Estadual do Ceará (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-1549-0634
http://lattes.cnpq.br/9387045792999964
rafaela.rafabio@gmail.com

Hamilton Viana Chaves, Instituto Federal de Educação do Ceará (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-4959-8173
http://lattes.cnpq.br/2080746256473495
hamilton@ifce.edu.br

Osterne Nonato Maia Filho, Universidade Estadual do Ceará (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-4636-1912
http://lattes.cnpq.br/7436001421675280
osterne_filho@uol.com.br

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