Registros civis de matrimônio e História da Educação: algumas interlocuções metodológicas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A produção de taxas de alfabetização com base em assinaturas dos registros civis das localidades de Antônio Prado, Caxias, Garibaldi, Nova Trento e Bento Gonçalves, pertencentes à Região Colonial Italiana do Rio Grande do Sul (RCI/RS), é um caminho investigativo que demanda explicitação metodológica, foco deste artigo. Diante disso, realizamos a discussão da utilização de assinaturas como indicador de conhecimento de escrita, com base em autores que já mobilizaram fontes semelhantes, a exemplo de Chartier (1991) e Magalhães (1994). Neste texto, apresentamos recortes e escolhas para a medição das assinaturas, relatamos os procedimentos para a construção dos dados e os movimentos de análise para embasar a narrativa. Este estudo corrobora para destacar e explicitar o percurso realizado em fontes documentais e evidencia que não há muitos estudos nacionais que utilizam assinaturas para a investigação de processos de educação, mostrando possibilidades de uso, sistematização e interpretação dessas assinaturas.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Referências
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. O tecelão dos tempos. (novos ensaios de teoria da História). São Paulo: Intermeios, 2019.
BELUSSO, Gisele. Farroupilha/RS e a Educação (1934 – 1948): um município pedagógico. 505fl. Tese. Caxias do Sul, RS: Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, 2020.
BERNARDI, Manuela Ciconetto. Processo de escolarização em Antônio Prado (1886-1920): culturas e sujeitos. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2020. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/6728. Acesso em 20 nov. 2021.
BERNARDI, Manuela; LUCHESE, Terciane Ângela. A taxa de alfabetização de Antônio Prado, Rio Grande do Sul (1895-1920). Revista Educação Em Questão, v. 58, n. 56, abr./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/20030. Acesso em: 28 set. 2020.
CASTILLO GÓMEZ, Antonio. Grafias do Cotidiano. Escrita e Sociedade na História (séculos XVI a XX). Rio de Janeiro: EDUERJ; Niterói: EDUFF, 2020.
CASTILLO GÓMEZ, Antonio. Grafias do Cotidiano. Escrita e Sociedade na História (séculos XVI a XX). Rio de Janeiro: EDUERJ; Niterói: EDUFF, 2020.
BRASIL. Lei n.1.829, de 9 de setembro de 1870. Coleção de Leis do Império do Brasil - 31/ 12/ 1870. Brasil, v.1, p.89. Disponível em: http://legis.senado.leg.br/norma/543582/publicacao/15631205. Acesso em: 03 nov. 2019.
BRASIL. Lei n.5.433, de 08 de maio de 1968. Coleção de Leis do Brasil – 1968, p.30 v.3. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5433-8-maio-1968-375049-norma-pl.html. Acesso em: 29 out. 2021.
BRASIL. Decreto nº 9.886, de 07 de março de 1888. Coleção de Leis do Império do Brasil – 1888. Brasil, v.1, parte 2, p.248. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-9886-7-marco-1888-542304-publicacaooriginal-50566-pe.html. Acesso em: 12 nov. 2019.
BRASIL. Decreto nº 10.044, de 22 de setembro de 1888. Coleção de Leis do Império do Brasil – 1888. Brasil, v.2, parte 2, p. 248. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-10044-22-setembro-1888-542833-norma-pe.html. Acesso em: 12 nov. 2019.
BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: EdUNESP, 1992.
BURKE, Peter. A escola dos annales (1929-1989). A revolução francesa da historiografia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.
CHARTIER, Roger. As práticas da escrita. In: CHARTIER, Roger. História da vida privada 3: da Renascença ao Século das Luzes. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 1991a. p. 113-162.
CIPOLLA, Carlo Maria. Istruzione e sviluppo: Il declino dell’analfabetismo nel mondo occidentale. Bologna: Il Mulino, [1969]/2012.
FEBVRE, Lucien. Combates pela História. Lisboa: Presença, 1989.
FERRARO, Alceu Ravanello; KREIDLOW, Daniel. Analfabetismo no Brasil: configuração e gênese das desigualdades regionais. Educação e Realidade, Porto Alegre, v.29, n.2, p.179-200, jul./dez. 2004. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25401. Acesso em: 01 nov. 2019.
FLEURY, Michel; VALMARY, Pierre. Les progrès de l'instruction élémentaire de Louis XIV à Napoléon III, d'après l'enquête de Louis Maggiolo (1877-1879). In: Population, ano 12 n. 1, 1957, p. 71-92. DOI: https://doi.org/10.3917/popu.p1957.12n1.0092
FURET, François, OZOUF, Jacques. Lire et écrire: V'alphabétisation des français de Calvin à Jules Ferry, 2 vols., Paris, 1977.
GRAFF, Harvey J. Os labirintos da Alfabetização. Reflexos sobre o passado e o presente da alfabetização. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
JESUS, Adilson Silva de. Nos caminhos da terra: mensuração dos níveis de alfabetismo no interior da Bahia oitocentista. Volume I e Volume II, 2015. Dissertação (Mestrado em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador, 2015. Disponível em: https://www.prohpor.org/dissertaes. Acesso em: 15 abr. 2023.
JULIA, Dominique; REVEL, Jacques. Lire et écrire: une enquête, un moment historiographique. Les Cahiers du Centre de Recherches Historiques, n.43, 2009. p.35-56. DOI: https://doi.org/10.4000/ccrh.3497
MAGALHÃES, Justino Pereira de. Ler e escrever no mundo rural do antigo regime: um contributo para a história da alfabetização e da escolarização em Portugal. Braga, Portugal: Tilgráfica, 1994.
RAGAZZINI, Dario. Para quem e o que testemunham as fontes da História da Educação? Educar em Revista, [S.l.], v.17, n.18, p.13-28, dez. 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.231
SILVA, Francisco Ribeiro da. A alfabetização no Antigo Regime. O caso do Porto e da sua região (1580-1650). Revista da Faculdade de Letras do Porto – História, II Série, v. III, p. 101-163, 1986. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/5826. Acesso em: 21 jul. 2021.
VINCENT, David. Alfabetização e desenvolvimento. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 58, p. 539-560, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000800002