O município e a organização da instrução pública: uma análise a partir da ação educativa da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 1889-1915
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Resumo
Este artigo aborda o processo de organização da instrução pública observado, no município de Juiz de Fora, no início da Primeira República (1889-1915). Pela análise das especificidades locais, foi possível identificar ações educativas da municipalidade, possibilitando a compreensão acerca do processo de escolarização ocorrido. Para tanto, recorremos às seguintes fontes: Atas e Resoluções da Câmara; Atas de Exames; Correspondências; Mapas de Matrícula; Recibos de Pagamento; e Relatórios de Inspeção. Tais documentos possibilitaram identificar que a Câmara Municipal de Juiz de Fora se envolveu diretamente com a educação, nos permitindo afirmar a existência de uma escolarização própria no âmbito do município. No entanto, a ação educativa resultante dessas iniciativas foi marcada pelas contradições da própria dinâmica da organização da instrução na cidade de Juiz de Fora, ou seja, o poder local atuou em matéria de educação; mas enfrentou limites na sua ação educativa, devido às carências municipais existentes à época.
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