Dificuldades, desafios e satisfação: o trabalho em escolas rurais segundo as professoras (Ituiutaba-MG, 1970 a 1990)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Partimos da indagação acerca de como era desenvolvido o trabalho das professoras em escolas rurais do município de Ituiutaba-MG, no período de 1970 a 1990, com o objetivo de discutir os aspectos que concernem ao trabalho docente em salas multisseriadas e as representações construídas sobre a profissão docente e sobre os relacionamentos com os alunos e demais sujeitos habitantes das fazendas onde encontravam-se instaladas aquelas escolas. Utilizamos: entrevistas, anotações, bilhetes, atas, jornais, relatórios, diários de classe, diário pessoal, fichas técnicas sobre as escolas e legislação. Os resultados indicam que o exercício da profissão ocorreu em escolas pouco equipadas e que, embora habilitadas, as professoras enfrentaram inúmeros desafios para superar carências diversas. Não obstante, seus relatos são perpassados por sentimentos de reconhecimento por parte dos alunos e de seus pais, assim como de realização profissional por terem contribuído com a alfabetização de muitas crianças no meio rural.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Referências
ANTUZA. Entrevista Professora Rural. Ituiutaba, 29 mar. 2020. Depoimento gravado, concedido a Alciene Muniz de Souza. Transcrição: Alciene Muniz de Souza.
ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
ASSIS, D. A. de. Inventoras de trilhas: história e memórias das professoras das Escolas Rurais do Município de Uberlândia-MG (1950 a 1980). 2018, 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21159/8/InventorasTrilhasHistoriaMemorias.pdf. Acesso em: 23 out. 2023.
ASSIS, D.A.; LIMA, S.C.F. “Eu tinha vontade, mas eu não sabia”. Revista Brasileira de História da Educação, v.23, n.1, p.2-25, 2023. DOI: https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e247.
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 1989.
BRASIL. Constituição: República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1988/constituicao-1988-5-outubro-1988-322142-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 23 out. 2023.
BRASIL. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º grau e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 1971. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm. Acesso em: 23 out. 2023.
CERTEAU, M. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense, 2002.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994. V.1
CERTEAU, M. Teoria e método no estudo das práticas cotidianas. In: SZMRECSANYI, M. I. (Org.). Cotidiano, cultura popular e planejamento urbano. São Paulo: EDUSP, 1985. p. 3-19.
CHALOBA, R. F. de S., CELESTE FILHO, M., MESQUITA, I. M. de. (Org.). História e memória da educação rural no século XX. São Paulo, SP: Cultura Acadêmica, 2020.
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 1988.
ITUIUTABA, MG. Prefeitura. Levantamento das escolas urbanas no período de 1983 – 1991. Secretaria Municipal de Educação. Ituiutaba, 1983-1991.
LEIDE. Entrevista Professora Rural. Ituiutaba, 23 mar. 2020. Depoimento gravado, concedido a Alciene Muniz de Souza. Transcrição: Alciene Muniz de Souza.
LENA. Entrevista Professora Rural. Ituiutaba, 18 mar. 2020. Depoimento gravado, concedido a Alciene Muniz de Souza. Transcrição: Alciene Muniz de Souza.
LENA. Minhas recordações. [S.l.: s.n.], 1981. Manuscrito. Acervo Particular Professora Lena.
LIMA, S. C. F. de. Memória de si, história dos outros: Jerônimo Arantes, educação, história e política em Uberlândia nos anos de 1919 a 1961. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, 2004. Disponível em: https://repositorioslatinoamericanos.uchile.cl/handle/2250/1342975. Acesso em: 23 out. 2023.
LOURO, G. L. Magistério de 1º Grau: um trabalho de mulher. Educação e Realidade, Porto Alegre, v.14, n.2, p.31-39, jul./dez. 1989.
MAJADAS, M.F. (Org.). Ituiutaba, MG. Prefeitura. Documentação diversa da Secretaria Municipal de Educação. Ituiutaba, 1991-1993.
MARGARIDA. Entrevista Professora Rural. Ituiutaba, 26 mar. 2020. Depoimento gravado, concedido a Alciene Muniz de Souza. Transcrição: Alciene Muniz de Souza.
MOLINA, R. S.; SANFELICE, J. L. Ditadura e educação agrícola: a ESALQ/USP e a “gênese” do agronegócio brasileiro. Educação & Sociedade, Campinas, v.39, n.143, p.321-341, abr. jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302018183834.
MORAES, A. D. J. História e memória da formação docente em Ituiutaba, MG. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13686. Acesso em: 23 out. 2023.
MORAIS, Luciano E. Se não fosse essa escola aqui da Martinésia, eu acho que eu seria um analfabeto até hoje: representações sobre as escolas combinadas de Martinésia, 1962 a 1985 (Distrito de Martinésia, Uberlândia - MG). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, 2020. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3608
NÓVOA, A. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. 2 ed. Porto: Porto Editora, p.12-34, 1995.
POLLAK, M. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v.2, n.3, p.3-15, 1989. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2278. Acesso em: 27 nov. 2023.
REGISTRO ESCOLAR. Frequência diária. Escola Municipal Tancredo de Paula Almeida. Ituiutaba-MG, 1973. 2, 3, 4 Séries.
RIBEIRO, B.O.L.; SILVA, E.F.; QUILICCI NETO, A. Da migração à formatura: escola rural e analfabetismo no município de Ituiutaba, MG, 1940-60. EDUCA – Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v.7, p.1157-1172, jan./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5483.
ROSA. M. Entrevista Professora Rural. Ituiutaba, 15 mar. 2020. Depoimento gravado, concedido a Alciene Muniz de Souza. Transcrição: Alciene Muniz de Souza.
SAVIANI, D. O Plano de Desenvolvimento da Educação: Análise do Projeto do MEC. 2007. Educação & Sociedade, Campinas, v.28, n.100 (Especial), p.1231-1255, out. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300027
SEIXAS, J.A. Gestão do esquecimento e cultura política brasileira: a construção de um objeto sensível de pesquisa histórica. In: ANAIS DO XVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA: Conhecimento histórico e diálogos social, 2013, Natal. Anais [...]. Natal: UFRN, 2013, p. 1-16. Disponível em: http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1364411108_ARQUIVO_JSeixas_Texto_AnaisAnpuh_2013.pdf. Acesso em: 27 nov. 2023.
SILVEIRA, T. C. Vamos tirar a educação do quadro negro em que ela está: a nucleação escolar como proposta da reorganização e modernização na educação rural de Uberlândia/MG (1980 a 1990). Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27052. Acesso em: 23 out. 2023.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, n.13, jan./fev./mar./abr. 2000, p. 5-24.
VIÑAO FRAGO, Antonio. Historia de la Educación e Historia Cultural – posibilidades, problemas, cuestiones. Revista Brasileira de Educação, n.0, p.63-82, set./out./nov./dez 1995.
WEIDUSCHADT, P.; AMARAL, G. L. do. Memórias escolares: narrativas de professores leigos no contexto rural das escolas étnicas do município de Pelotas, RS (1940-1960). Cadernos de História da Educação, v.15, n.3, p.1006-1030, set. dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.14393/che-V15n3-2016-6