Dificuldades, desafios e satisfação: o trabalho em escolas rurais segundo as professoras (Ituiutaba-MG, 1970 a 1990)

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Alciene Muniz de Souza
Sandra Cristina Fagundes de Lima

Resumo

Partimos da indagação acerca de como era desenvolvido o trabalho das professoras em escolas rurais do município de Ituiutaba-MG, no período de 1970 a 1990, com o objetivo de discutir os aspectos que concernem ao trabalho docente em salas multisseriadas e as representações construídas sobre a profissão docente e sobre os relacionamentos com os alunos e demais sujeitos habitantes das fazendas onde encontravam-se instaladas aquelas escolas. Utilizamos: entrevistas, anotações, bilhetes, atas, jornais, relatórios, diários de classe, diário pessoal, fichas técnicas sobre as escolas e legislação. Os resultados indicam que o exercício da profissão ocorreu em escolas pouco equipadas e que, embora habilitadas, as professoras enfrentaram inúmeros desafios para superar carências diversas. Não obstante, seus relatos são perpassados por sentimentos de reconhecimento por parte dos alunos e de seus pais, assim como de realização profissional por terem contribuído com a alfabetização de muitas crianças no meio rural. 

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Como Citar
Souza, A. M. de, & Lima, S. C. F. de. (2024). Dificuldades, desafios e satisfação: o trabalho em escolas rurais segundo as professoras (Ituiutaba-MG, 1970 a 1990) . Cadernos De História Da Educação, 23(Contínua), e2024–53. https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-53
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alciene Muniz de Souza, Rede Municipal de Ensino de Ituiutaba/MG (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-7676-1952
http://lattes.cnpq.br/2966660340439260
alcienemuniz@hotmail.com

Sandra Cristina Fagundes de Lima, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-7191-7914
http://lattes.cnpq.br/7347582428774239
sandralimaufu@gmail.com

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