Da campanha “De pé no chão também se aprende a ler” à trajetória profissional da professora Nair Almeida de Oliveira

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Lia Machado Fiuza Fialho
Fernanda Ielpo da Cunha
José Gerardo Vasconcelos

Resumo

A pesquisa objetivou compreender, a partir da biografia da professora Nair Almeida de Oliveira, o seu processo de formação profissional e sua atuação como professora na campanha “de pé no chão também se aprende a ler”, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte (1961-1964). Amparando-se teoricamente na história cultural e metodologicamente na história oral entrecruzada com fontes imagéticas, utilizaram-se entrevistas temáticas com a biografada (já falecida) e três pessoas que com ela conviveram. Nair Oliveira, filha de agricultores analfabetos, estudou e tornou-se professora na congregação Irmã Vitória. Dedicou sua vida à educação dos pobres e destacou-se por sua liderança no bairro das Rocas, especialmente na educação de jovens e adultos no período da campanha. Atuou enfaticamente na erradicação do analfabetismo e na democratização da educação de maneira contextualizada, por incorporar a cultura popular nos processos de ensino com o método de Paulo Freire.

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Como Citar
Fialho, L. M. F., Cunha, F. I. da, & Vasconcelos, J. G. (2024). Da campanha “De pé no chão também se aprende a ler” à trajetória profissional da professora Nair Almeida de Oliveira. Cadernos De História Da Educação, 23(Contínua), e2024–45. https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-45
Seção
Artigos

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