A expansão da formação de professores em São Paulo (1889-1930): reflexões entre o homogêneo e o desigual, o público e o particular

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Leila Maria Inoue

Resumo

Neste artigo, problematizo a história da formação de professores primários em São Paulo e discuto sobre sua expansão durante o Período Republicano. O ponto de partida são as medidas que alguns reformadores empreenderam com o intuito de ampliar a formação de professores para atender a demanda das escolas. Desse modo, busco compreender o processo de expansão da formação de professores por meio do estudo e análise das reformas educacionais, refletindo sobre elementos discrepantes que envolvem o ensino público e o particular e certa desigualdade entre as regiões do estado. O objetivo deste trabalho é compreender e analisar essas políticas públicas que ampliaram as instituições de formação. Considero que houve os três momentos de expansão da formação de professores (Reforma de 1892; a Reforma de 1911 e Reforma de 1927) e que esse processo não foi homogêneo em todas as regiões do estado em virtude das características de cada uma delas.

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Como Citar
Inoue, L. M. (2024). A expansão da formação de professores em São Paulo (1889-1930): reflexões entre o homogêneo e o desigual, o público e o particular. Cadernos De História Da Educação, 23(Contínua), e2024–44. https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-44
Seção
Artigos

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