Aportes do pensamento de Paul Ricoeur para uma hermenêutica de nossa condição histórico-educativa
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo, de caráter ensaístico, busca pensar o papel de uma hermenêutica da nossa condição histórico-educativa para as ciências da educação e para o sujeito que pensa a si mesmo. Essa teorização sobre os planos epistemológico e existencial das pesquisas e dos saberes fundantes da história da educação deu-se a partir das contribuições da obra A memória, a história, o esquecimento, de Paul Ricoeur (2007). O autor nos convoca a complexificar, nos planos fenomenológico, epistêmico, hermenêutico e existencial, o reconhecimento das imagens de outrora, referentes do passado, que no presente se manifestam, e com elas produzir compreensões. A escrita da história, e sua função simbolizadora, permite que uma sociedade se situe ao atribuir-se um passado na linguagem. Assim, a história da educação foi pensada como um saber capaz de criar novas sensibilidades que, por sua vez, criam novas relações consigo, com o outro, com a educação e com o mundo.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Referências
ALMEIDA, Doris Bittencourt. “Eu sou do interior... eu vim estudar em Porto Alegre”: memórias de experiências sensíveis em uma moradia estudantil (1974-1983). Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v.34, n.71, p.259-278, set./out. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.59227
ALBRECHT, Elias; WEIDUSCHADT, Patrícia. O Impresso Juvenil enquanto espaço educativo não formal. In: Rosane Marcia Neumann, Carlise Schneiders, João Vitor Sand, Vanessa Taís Fritzen, Kalinka de Oliveira Schmitz (Orgs.). (Org.). Migrações, Territorialidades e Ambiente. 1ed.São Leopoldo: Óikos, 2021, v. 1, p. 101-111.
AMARAL, Giana Lange do. Os jornais estudantis Ecos Gonzaguenos e Estudante: apontamentos sobre o ensino secundário católico e laico (Pelotas/RS, 1930-1960). Revista História da Educação. Porto Alegre, v.17, n.40, maio/ago. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000200007
AMELANG, James. Apresentação do Dossiê “De la autobiografia a los ego-documentos: um fórum abierto”. In. Revista Cultura Escrita & sociedad, n.1.Gijón, España: Ediccionés Trea, 2005.
BASTOS, Maria Helena e ERMEL, Tatiane de Freitas. O Jornal A voz da escola: escritas dos alunos do Colégio Elementar Souza Lobo (Porto Alegre/RS, 1934-1940). Revista História da Educação. Porto Alegre, v.17, n.40, maio/ago. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000200008
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos: estudos e reflexões. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.
BEZERRA, Giovani Ferreira. A Federação Nacional das Apaes e seu periódico (1963-1973): estratégias, mensagens e representações dos apaeanos em (re)vista. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados, 2017.
CAMPOS, Raquel Discini de. Mulheres e crianças na imprensa paulista, 1920-1940: educação e história. São Paulo: Ed. Unesp, 2009. DOI: https://doi.org/10.7476/9788539304424
CONCEICAO, Joaquim Tavares e PAULILO, Andre. Veredas do patrimônio histórico educacional: historiografia e memória. RESGATE - Revista Interdisciplinar de Cultura, v.31, 2023. DOI: https://doi.org/10.20396/resgate.v31i00.8670473
COSTA, Fabiana Pinheiro da. Em busca de um teto todo seu: A presença feminina na Casa do Estudante Universitário da UFRGS na década de 1980. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2020.
COX, Richard. Arquivos Pessoais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.
CUNHA, Maria Teresa Santos. (Des)Arquivar: Arquivos Pessoais e Ego-documentos no tempo presente. Florianópolis: Rafael Copetti Editor, 2019.
CUNHA, Maria Teresa Santos. Copiar para homenagear, guardar para lembrar: cultura escolar em álbuns de poesias e recordações. In. STEPHANOU, Maria e BASTOS, Maria Helena Camara (org.). Histórias e Memórias da Educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2004
CUNHA, Maria Teresa Santos. Educação e sedução: normas, condutas, valores nos romances de M Delly”. Tese de Doutorado/ USP (1995).
CUNHA, Maria Teresa Santos. No tom e no tema: escritas ordinárias na perspectiva da cultura escolar (segunda metade do século XX). In: BENCOSTTA, Marcus Levy (Org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas. São Paulo: Cortez, p.79-99,2007.
DOSSE, François. A história à prova do tempo: da história em migalhas ao resgate de sentido. 2ª ed. São Paulo: Ed. Unesp, 2017.
DOSSE, François. Paul Ricoeur: um filósofo em seu século. Rio de Janeiro: FGV, 2017.
ERMEL, Tatiane de Freitas; Hinterholz, Marcos Luiz. (2023). A história da residência estudantil em questão: espaços de assistência, formação e circulação sociocultural. Espacio, Tiempo y Educación, 10(1), pp.1-6, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.14516/ete.682
ESCOLANO BENITO, Augustin. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Campinas: Alínea, 2017.
FERNANDES, Rogério. Um marco no território da criança: o caderno escolar. In. MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008, p.49-68.
FRAGA V. Carvalho do Nascimento, Ester; ALVES, Josué dos Santos. Tipografias e Impressos Protestantes no Brasil. Revista de Estudos de Cultura, [S. l.], v.8, n.21, p.99-114, 2022. DOI: https://doi.org/10.32748/revec.v8i21.18509
GOMES, Ângela de Casto. Nas malhas do feitiço: o historiador e o encanto dos arquivos privados. Estudos Históricos, 1998, pp 121-127.
GOMEZ, Antonio Castillo. Educação e cultura escrita: a propósito dos cadernos e escritos escolares. Educação. Porto Alegre, v.35, n.1, jan/abril 2012, p.66-72.
GONZALEZ-MONTEAGUDO, Jose. Célestin Freinet, la escritura en libertad y el periódico escolar: un modelo de innovación educativa en la primera mitad del siglo 20. Revista História da Educação, v.17, n.40, mai/ago., 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000200002
HARTOG, François. Crer em História. Belo Horizonte: Autêntica, 2017
HINTERHOLZ, Marcos Luiz; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. A moradia estudantil como espaço de formação: memórias sobre a Casa do Estudante Universitário Aparício Cora de Almeida (1963-1981). Revista Brasileira de História da Educação, v.19, p.1-25, 2019. http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e055
HINTERHOLZ, Marcos Luiz. Entre artes de fazer e experimentações: a Casa do Estudante Universitário Aparício Cora de Almeida como instituição educativa e sua inscrição na história das organizações estudantis sul-rio-grandenses (1934-2021). Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2023.
HINTERHOLZ, Marcos Luiz; ERMEL, Tatiane de Freitas. Espaços de formação, sociabilidade e organização política: um olhar para as residências estudantis universitárias a partir do contexto ibero-americano (século XX). Espacio, Tiempo y Educación, 10(1), p.131-153, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.14516/ete.619
KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto/Editora PUC-Rio, 2006.
LOPES, Carlos André Martins. A invenção da virilidade em Memórias, de José Américo de Almeida. In: Zica, Matheus da Cruz (Org.) Experiências formativas não escolares: história & teoria da educação. Campina Grande: EDUFGC, 2021.
MAGALHÃES J. Tecendo Nexos: história das instituições educativas. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.
MAGALHÃES, Justino. Na rota da educação: epistemologia, teoria, história. Uberlândia; Campinas: EDUFU; UNICAMP, 2022.
MARTINS, Ana Paula Vosne. “Um lar em terra estranha”: a aventura da individuação feminina. A Casa da Estudante Universitária de Curitiba nas décadas de 50 e 60. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Curitiba, Curitiba, 1992.
MEDA, Juri. Escrituras escolares: contribuición a la definición de uma categoria historiográfica a partir de laprodución científica italiana em la ultima década. In. MIGNOT, Ana Chrystina Venancio; SAMPAIO, Carmen Sanches; PASSEGGI, Maria Coneição (org.) Infância, aprendizagem e exercício de escrita. Curitiba: Editora CRV, 2014.
MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.
MÜLLER, Angélica. The Maison du Brésil at the Cité Internationale Universitaire de Paris: a project towards national development and internationalism. Espacio, Tiempo y Educación, 10(1), pp. 95-114, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.14516/ete.616
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo, 1993
NÓVOA, Antonio. Profissão professor. Porto: Porto, 1995.
OLIVEIRA FILHO, Roberto Viana de. Despertar, converter e sustentar: a experiência formativa dos Penitentes Peregrinos Públicos. In: Zica, Matheus da Cruz (Org.) Experiências formativas não escolares: história & teoria da educação. Campina Grande: EDUFGC, 2021.
OLIVEIRA, Iranilson Butiri. Aprendendo com a peste: os periódicos como manuais educativos de higiene e cuidado do corpo (lições sobre a epidemia da Peste Bubônica em Campina Grande, em 1912). In: Zica, Matheus da Cruz (Org.) Experiências formativas não escolares: história & teoria da educação. Campina Grande: EDUFGC, 2021.
PERES, Eliane. A constituição de um Arquivo e a escrita da História da Educação: do gesto artesão à prática científica. Revista Brasileira de História da Educação, v.19, 2019. DOI: https://doi.org/10.4025/rbhe.v19i0.47152
PINTO, Rebeca Natacha. de Oliveira. Aracy Côrtes e as experiências educativas difusas nos palcos amadores do Rio de Janeiro (1900-1920). Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 38, p. 88-111, 2020. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.5990
RAGO, Margareth. A aventura de contar-se: feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas: Editora da UNICAMP, 2013.
RICOUER, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução de Alain François. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.
SILVA, Victor Henrique Diana da. A educação do paulista pela imprensa: uma análise do jornal A Notícia na Revolução Constitucionalista de 1932 (São José do Rio Preto/SP). Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5319.
SOUZA, Elicia Barros Guerra. Entre o convento e o cárcere: a função educativa da colônia penal feminina do Bom Pastor – Recife/PE (1945-1990) Tese de Doutorado em Educação. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
SOUZA-CHALOBA, Rosa Fátima de Souza. Preservação do patrimônio escolar: notas para um debate. Revista Linhas. Florianópolis, v.14, n26, jan./jun 2013, p199-221. DOI: https://doi.org/10.5965/1984723814262013199
VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. Escritas femininas na casa oitocentista: memórias sobre o diário da Viscondessa de Arcozelo. História da Educação, v. 24, p. 1-31, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/97649
VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. Preceptoras estrangeiras para educar meninas nas casas brasileiras do século XIX. Cadernos de História da Educação, v. 17, p. 285-308, 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/che-v17n2-2018-2
VÁZQUEZ RAMIL, R. The first university women exchanges between Spain and the United States through the Residencia de Señoritas de Madrid (1917-1936). Espacio, Tiempo y Educación, 10(1), pp. 7-26, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.14516/ete.601
VICENTINI, Paula Perin e LUGLI, Rosario Genta. História da Profissão docente no Brasil: representações em disputa. - São Paulo: Cortez, 2009.
XAVIER, Libania Xavier. Associativismo docente e construção democrática Brasil – Portugal (1950- 1980). Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2013.
ZICA, Matheus da Cruz. Da educação como arte de viver e suas tentativas ao longo do tempo: reflexões a título de apresentação do livro. In: Zica, Matheus da Cruz (Org.) Experiências formativas não escolares: história & teoria da educação. Campina Grande: EDUFGC, 2021.