Bem-me-quer, malmequer: Criança, Infância e Educação Infantil

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Anelise de Oliveira Rodrigues
Hedi Maria Luft
Sidinei Pithan da Silva

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar a trajetória histórica da infância e da Educação Infantil a fim de suscitar reflexões para aqueles que se dedicam a primeira etapa da educação básica na contemporaneidade, pois acreditamos que, esta imersão ao passado, permite a compreensão de muitos aspectos do presente e coloca em evidência a necessidade de uma construção pedagógica-educacional voltada às ações mais humanizadoras para com a infância. A metodologia do trabalho é de abordagem qualitativa, embasada em uma pesquisa de caráter bibliográfico. A fundamentação teórica está alicerçada principalmente nas literaturas de Ariès (1981), Priore (2010) e na Legislação Brasileira. Assim, o movimento de análise sugere que a Educação Infantil, apresentou alguns avanços. Porém, a interpretação da história demonstra que esta linha evolutiva é ambígua, desigual, excludente, amparada por um passado sombrio que, em muitos casos, ainda se faz genuíno.

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Como Citar
Rodrigues, A. de O., Luft, H. M., & Silva, S. P. da. (2024). Bem-me-quer, malmequer: Criança, Infância e Educação Infantil. Cadernos De História Da Educação, 23(Contínua), e2024–37. https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-37
Seção
Artigos

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