A formação católica no nordeste de Minas Gerais em meados do século XX
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A presente resenha se propõe a refletir acerca do desdobramento desta obra, que trata da formação religiosa guiada pelos padres lazaristas na cidade de Diamantina–MG, o Seminário Sagrado Coração de Jesus, no recorte temporal compreendido entre os anos de 1950 e 1964. Tal delimitação se justifica por fatos de importância histórica para a instituição, iniciando em 1950 com uma grande reforma da estrutura física do seminário, amplamente divulgada na imprensa local, transparecendo ao público que se tratava de uma nova instituição e se limitando ao ano de 1964, com o rompimento da Arquidiocese de Diamantina com os Padres Lazaristas, culminado no desligamento deles da administração do Seminário, por motivos político-ideológicos. Este livro contém 174 páginas, foi publicado no ano de 2023, sendo fruto de uma dissertação de mestrado na linha de pesquisa em História e Historiografia em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Referências
TAVARES, Michelle Matar Pereira de Oliveira. Seminário Sagrado Coração de Jesus. Os padres lazaristas e a formação religiosa em Diamantina-MG (1950-1964). Jundiaí/SP, Paco Editorial, 2023.