Taborda de Oliveira e suas vivências historicamente provocativas: sobre corpo, trabalho e formação

Conteúdo do artigo principal

Giovani Ferreira Bezerra

Resumo

No ano de 2022, após um dos piores momentos vividos internacional e nacionalmente, com a pandemia de COVID-19, além da necropolítica implementada na gestão pública brasileira de 2019 a 2022, com o (des)governo de Jair Bolsonaro, veio à luz o mais recente livro do professor e pesquisador Marcus Taborda. Um livro que é, nesse sentido, não só uma produção crítica situada nesse tempo e espaço, efeito da longa trajetória de vida, formação e atuação do autor, mas também uma lufada de esperança e um ensejo à reflexão para a vivência de uma cultura comum dialógica e polifônica, antídoto possível à barbárie, ao autoritarismo e à despolitização da vida - conquanto se entenda política como o esforço pelo bem comum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Bezerra, G. F. (2024). Taborda de Oliveira e suas vivências historicamente provocativas: sobre corpo, trabalho e formação. Cadernos De História Da Educação, 23(Contínua), e2024–27. https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-27
Seção
Resenhas

Referências

TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurelio. Eu cresci na ditadura: memórias do corpo, do trabalho e da formação. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2022.