O legado dos Parques Infantis como equipamentos recreativos, educacionais e urbanos: dois exemplares de Santo Amaro, São Paulo

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Luciana Monzillo de Oliveira
Adriana Monzillo de Oliveira

Resumo

O artigo aborda a relação entre equipamento educacional infanto-juvenil e o contexto urbano na cidade de São Paulo entre os anos de 1935 e 1985, período em que perduraram as instituições públicas denominadas de parques e recantos destinados ao atendimento das crianças e jovens das classes operárias. O objetivo é recuperar a história dos parques infantis e ilustrar como os equipamentos implantados em grandes áreas, em pontos estrategicamente localizados e com relativa permeabilidade visual entre o interior e o exterior dos lotes contribuíram com o ideário de equipamento público integrado à vida dos bairros. A pesquisa de base historiográfica apoia-se sobre o argumento de que a implantação e a posterior desativação dos parques infantis em função da modernização das políticas educacionais na área infanto-juvenil refletiram em alterações não apenas nos parâmetros pedagógicos e sociais, como também na articulação do equipamento educacional com o seu entorno imediato.

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Como Citar
Oliveira, L. M. de, & Oliveira, A. M. de. (2024). O legado dos Parques Infantis como equipamentos recreativos, educacionais e urbanos: dois exemplares de Santo Amaro, São Paulo. Cadernos De História Da Educação, 23(Contínua), e2024–16. https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-16
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Artigos

Referências

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