VIGIAR, PUNIR E EDUCAR: O "SISTEMA EDUCACIONAL" DA PRISÃO
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Abstract
Baseando-se em resultados de pesquisa com presos condenados, na qual se utilizou do referencial metodológico da história oral de vida e de proposições teórico-práticas de Michel Foucault, busca-se estabelecer uma reflexão acerca do entrecruzamento entre educação e prisão. Perscruta-se aspectos educativos no cumprimento da pena privativa de liberdade, apontando a materialização de uma espécie de .sistema educacional. na prisão. Entende-se que o efeito produzido pela disciplina carcerária sobre o indivíduo passa pelo crivo educacional, sendo pertinente falar em uma .pedagogia do cárcere. que relaciona poder disciplinar e reeducação do condenado, resultando na produção do sujeito preso. Trata-se do acréscimo do termo educar ao binômio vigiar e punir. Além disso, discute-se a metáfora da cadeia como escola do crime e a relação isomórfica entre essas duas instâncias sociais. Por fim, toma-se depoimentos dos condenados, como alvo de inquietação por transformações das práticas penais, demarcando o sentido histórico da pena de detenção em nossa sociedade.
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Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
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de Resende, H. (2010). VIGIAR, PUNIR E EDUCAR: O "SISTEMA EDUCACIONAL" DA PRISÃO. Cadernos De História Da Educação, 9(1). https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/7453