Apropriações da pedagogia moderna na Escola Normal de São Paulo: convergências e divergências entre Silva Jardim e Camillo Passalacqua (1884 a 1887)

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Carolina Mostaro Neves da Silva
Bruna Soares Polachini

Resumo

Este artigo investiga as trajetórias de Silva Jardim (1860-1891) e Camillo Passalacqua (1858-1920), na Escola Normal de São Paulo, a fim de analisar e comparar suas concepções de educação e ensino. Foram consultadas atas da congregação, ofícios, relatórios e regulamentos da escola, jornais do período e as obras dos docentes: Reforma do Ensino de Língua Materna (1884), de Silva Jardim, e Pedagogia e Methodologia (1887) de Passalacqua. Procuramos analisar como esses sujeitos se apropriaram de elementos dos discursos pedagógicos contemporâneos, como os preceitos do ensino gradual, racional e intuitivo, articulando-os com perspectivas político-filosóficas e religiosas bastantes distintas. Essas diferenças se expressam em seus escritos, assim como nas aulas, e são visíveis, sobretudo, nos materiais adotados para o ensino por cada docente em sua cadeira.

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Como Citar
Silva, C. M. N. da, & Polachini, B. S. (2023). Apropriações da pedagogia moderna na Escola Normal de São Paulo: convergências e divergências entre Silva Jardim e Camillo Passalacqua (1884 a 1887). Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e189. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-189
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Carolina Mostaro Neves da Silva, Universidade de São Paulo (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-0853-6726
http://lattes.cnpq.br/8957578717474377
carolmostaro@yahoo.com.br

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