Barroco e educação em Portugal no Século XVII: Josefa de Óbidos

Conteúdo do artigo principal

Célio Juvenal Costa
Giovana Cardoso Versolatto

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar de que forma o Barroco contribuiu para educação de Portugal no século XVII, por meio das obras de Josefa de Óbidos. Nossa hipótese é que o Barroco tenha sido um dos elementos do processo educacional do período, por cumprir com o propósito formativo à época. Para isso analisamos algumas das obras da referida artista, com o propósito de investigarmos as premissas incutidas nas imagens, para identificarmos os artifícios de persuasão ou condução, que corroboraram para o processo educacional do fiel/súdito. Concluímos que os elementos estilísticos do Barroco, viabilizaram às obras de Josefa um caráter diretivo, que contribuiu para a condução dos fiéis/súditos à experiência e aprendizado da fé católica e, portanto, à perpetuação e conservação deste credo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Costa, C. J., & Versolatto, G. C. (2022). Barroco e educação em Portugal no Século XVII: Josefa de Óbidos. Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e123. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-123
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Célio Juvenal Costa, Universidade Estadual de Maringá (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-1226-7805
http://lattes.cnpq.br/2010934096045670
celio_costa@terra.com.br

Giovana Cardoso Versolatto, Centro Universitário de Maringá (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-3965-5576
http://lattes.cnpq.br/9014936584453467
giovanaversolatto@gmail.com

Referências

ARGAN, G. C. Imagem e persuasão. Ensaios sobre o Barroco. São Paulo/SP: Schwarcz, 2004.

BARBOSA, A. M. A imagem no ensino da arte. São Paulo – SP: Perspectiva, 2012.

BÍBLIA. Português. Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.

DONDIS, D. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo – SP: Martins Fontes, 2000.

FERREIRA, A, G. A educação no Portugal Barroco. In: STEPHANHOU, M.; BASTOS, M. H. C (Orgs.). História e memória da educação no Brasil. Vol I – Séculos XVI-XVIII. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. pp. 56-76.

GOMBRICH, E. H. A história da Arte; Álvaro Cabral. Rio de Janeiro - RJ: LTC, 2011.

GONÇALVES, F. História da Arte: Iconografia e crítica. Lisboa. Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1990.

HATHERLY, A. As Misteriosas Portas da Ilusão. A propósito do Imaginário Piedoso em Sóror Maria do Céu e Josefa d’Óbidos. In: SERRÃO, V. Josefa de Óbidos e o Tempo Barroco. Lisboa, TLP - Instituto Português do Património Cultural, 1991, p. 71 a 85.

HATHERLY, A. Esperança e desejo: aspectos do pensamento utópico Barroco. In: Josefa d’Óbidos: uma flor pintada não é uma flor. Carcavelos: Theya, 2016.

MAGALHÃES, J. P. Ler e escrever no mundo rural do Antigo Regime. Um contributo para a história da alfabetização e da escolarização em Portugal, v. 4, p. 435-445, 1996.

MARAVALL, J. A. A cultura do Barroco. São Paulo - SP. Edusp, 1997.

NARITOMI, J. Herança Colonial, Instituições & Desenvolvimento: Um estudo sobre a desigualdade entre os municípios Brasileiros. 100 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Pontifica Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2007.

PAIVA, J. M. de. Igreja e educação no Brasil colonial. In: STEPHANHOU, M e BASTOS, M. H. C (Orgs.). História e memória da educação no Brasil. Vol I – Séculos XVI-XVIII. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. pp. 77-91.

SERRÃO, V. Josefa de Óbidos e o tempo Barroco. Lisboa: TLP - Instituto Português do Património Cultural, 1991.

SERRÃO, V. O essencial sobre Josefa d’Óbidos. Lisboa: INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1985.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo – SP. Autores Associados, 2013.

SAVIANI, D. Educação brasileira: estrutura e sistema. Campinas/SP. Autores Associados, 2012.

SOBRAL, L. M. Josefa d’Óbidos e as Gravuras: Problemas de Estilo e de Iconografia. In: SERRÃO, V. Josefa de Óbidos e o Tempo Barroco. Lisboa, TLP - Instituto Português do Património Cultural, 1991, p. 51 a 69.