Pedagogia personalizada e comunitária no México: o primeiro curso de verão em Guadalajara (1975)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo se propõe a compreender o primeiro curso de verão animado pelo padre jesuíta francês Pierre Faure, ocorrido em meados de 1975, na cidade de Gualajara, México. Inicialmente, contextualiza-se a circulação da pedagogia personalizada e comunitária proposta por Pierre Faure na América Latina, particularmente no México. Enfocam-se no texto os principais aspectos pedagógicos explorados por Faure em suas palestras, que constituíram o cerne desse curso. À luz da perspectiva historiográfica de Marta Carvalho, considera-se o curso de verão uma estratégia de circulação da pedagogia personalizada e comunitária. O curso de verão de 1975 foi marcante devido à presença pioneira do padre Faure em Guadalajara, que atraiu educadores do México e de outros países.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Referências
ALONSO S. J., Artur. Resumo do Relatório Geral da A.E.C. SERVIR-Boletim da A.E.C. do Brasil. Rio de Janeiro, n.3, set.1952. p.10-15.
AUDIC, Anne-Marie. Pierre Faure S.J. 1904-1988: vers une pédagogie personnalisée et communautaire. Paris, Éditions Dom Bosco, 1988.
AVELAR, Gersolina Antônia de. Renovação Educacional Católica: Lubienska e sua influência no Brasil. São Paulo: Cortez & Moraes, 1978.
BROSS LEAL, Norma Cecilia. Colegio Pierre Faure. Informador.mx, 30 nov. 2012. Disponível em: https://www.informador.mx/Ideas/Norma-Cecilia-BrossLeal-Colegio-Pierre-Faure-20121130-0227.html. Acesso em 18 mai 2021.
BROSS LEAL, Norma Cecilia; ROMERO GARCIA, Bertha Margarita. Proyeto de formación permanente para los profesores de la primaria del Instituto Pierre Faure. Guadalajara, México: Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente, 2008.
CARVALHO, Marta Chagas de. A Escola e a República e outros ensaios. Bragança Paulista: EDUSF, 2003.
CIPE. Memoria del curso sobre Educación Personalizada: “Verano de 1975” – Conferencias de Pierre Faure. Guadalajara: Centro de Investigación y Planeación Educativa, A. C., 1975.
DALLABRIDA, Norberto. Circulação e apropriação da pedagogia personalizada e comunitária no Brasil (1959-1969). Educação UNISINOS. São Leopoldo, n. 22, n. 3, p.297-304, jul.-set.2018. DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2018.223.08
DUSSEL, Inés; CARUSO, Marcelo. A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003.
FAURE, Pierre. Ensino personalizado e comunitário. São Paulo: Edições Loyola, 1993.
FAURE, Pierre. Précurseurs et témoins: d`un enseignement personnalisé et communautaire, Paris, Éditions Don Bosco, 2008.
KLEIN, Luiz Fernando. Educação personalizada: desafios e perspectivas. São Paulo, Edições Loyola, 1998.
PEREIRA DE GÓMES, Maria Nieves. Educação personalizada: um projeto pedagógico em Pierre Faure. Bauru, SP: EDUSC, 1997.
SAVIANI, Demerval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas, Autores Associados, 2008.
SILVA, Daniele Hungaro da. Circulação da pedagogia personalizada e comunitária no Brasil e no México (1954-1983). 2021. Tese (Doutorado em Educação. Centro de Ciências Humanas e da Educação – Universidade do Estado de Santa Catarina, 2021.