Pedagogia personalizada e comunitária no México: o primeiro curso de verão em Guadalajara (1975)

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Norberto Dallabrida
Norma Cecilia Bross Leal

Resumo

Este artigo se propõe a compreender o primeiro curso de verão animado pelo padre jesuíta francês Pierre Faure, ocorrido em meados de 1975, na cidade de Gualajara, México. Inicialmente, contextualiza-se a circulação da pedagogia personalizada e comunitária proposta por Pierre Faure na América Latina, particularmente no México. Enfocam-se no texto os principais aspectos pedagógicos explorados por Faure em suas palestras, que constituíram o cerne desse curso. À luz da perspectiva historiográfica de Marta Carvalho, considera-se o curso de verão uma estratégia de circulação da pedagogia personalizada e comunitária. O curso de verão de 1975 foi marcante devido à presença pioneira do padre Faure em Guadalajara, que atraiu educadores do México e de outros países.

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Como Citar
Dallabrida, N., & Leal, N. C. B. (2022). Pedagogia personalizada e comunitária no México: o primeiro curso de verão em Guadalajara (1975). Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e114. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-114
Seção
Dossiê 3 - A pedagogia personalizada e comunitária no espaço ibero-americano (1950-1970)
Biografia do Autor

Norberto Dallabrida, Universidade do Estado de Santa Catarina (Brasil)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq
https://orcid.org/0000-0002-5100-2028
http://lattes.cnpq.br/7488521314793134
norbertodallabrida@hotmail.com

Norma Cecilia Bross Leal, Instituto Pierre Faure de Guadalajara (México)

https://orcid.org/0000-0003-3601-8803
nbross@pierrefaure.edu.mx

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