Museus Pedagógicos: diálogos ibero-americanos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Com o presente Dossiê vislumbramos explorar vínculos entre diferentes Museus Pedagógicos estabelecidos na América e na Europa nos anos finais do século XIX e em princípios do XX, além de destacar particularidades destas instituições que não tiveram somente os modelos francês e espanhol como referência, mas também, agregaram elementos resultantes de parcerias e diálogos. Assim reunimos estudos que comtemplam o Museu Pedagógico Nacional da Espanha fundado em 1882 na cidade de Madri (abordado por Pedro Luis Moreno Martínez); o Museu Pedagógico de Portugal criado em 1883 na cidade de Lisboa em Portugal (por Maria João Mogarro); o Museu Pedagógico da Argentina criado em 1888 na cidade de Buenos Aires (por María Cristina Linares); o Museo Pedagógico do Uruguai criado em 1889 na cidade de Montevideo (por Vera Gaspar e Gabriel Scagliola) e o Museu Pedagógico Nacional do Brasil criado em 1890 no Rio de Janeiro (por Camila Marchi da Silva).
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Referências
BARAUSSE, Alberto; POSSAMAI, Zita Rosane (Orgs) (2019). Dossiê “Museus de Educação: histórias e perspectivas transnacionais”. Museologia & Interdisciplinaridade. v.8, pp.12-124, 2019. DOI: https://doi.org/10.26512/museologia.v8i16.28104.
BUISSON, Ferdinand (Directeur) (1911). Nouveau dictionnaire de pédagogie et d’instruction primaire. Paris: Librairie Hachette et Cie. L’édition électronique. Disponível em: http://www.inrp.fr/edition-electronique/lodel/dictionnaire-ferdinand-buisson/. Acesso em 04 jun. 2021.
DUBOIS, Patrick (2001). O Dictionnaire de pédagogie et d'instruction primaire de F. Buisson (1878-1887 e 1911): Bíblia da escola republicana. História da Educação. ASPHE/UFPel. Pelotas, v.5, n.9, pp.59-76, abr.2001. Disponível em file:///C:/Users/User/AppData/Local/Temp/30470-118041-1-PB.pdf. Acesso em 24/05/2021.
GARCÍA del DUJO, Angel (1985). Museo Pedagogico Nacional (1882-1941): Teoría educativa y desarrollo histórico. Salamanca / Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca. Instituto de Ciencias de la Educación.
GASPAR da SILVA, Vera Lucia; SCAGLIOLA, Gabriel (2019). Museu Pedagógico José Pedro Varela: expressando uma comunidade de aspirações! Museologia & Interdisciplinaridade. v.8, n.16, Ago./Dez., p.88-104. DOI: https://doi.org/10.26512/museologia.v8i16.25135.
GASPAR da SILVA, Vera Lucia; SCAGLIOLA, Gabriel (2022). Museu e Biblioteca Pedagógicos: um grande gabinete experimental de ciência popular (Montevidéu / Uruguai, 1889...). Cadernos de História da Educação. v.21, p.1-14, DOI: https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-105
GASPAR da SILVA, Vera Lucia; SOUZA, Gizele (2018). Objetos de Utilidade Prática para o Ensino Elementar: Museus Pedagógicos e Escolares em debate. In: GASPAR da SILVA, Vera Lucia; SOUZA, Gizele; CASTRO, Cesar Augusto (Orgs.). Cultura material escolar em perspectiva histórica: escritas e possibilidades. Vitória: EDUFES, pp. 119-141) (Coleção Horizontes da Pesquisa em História da Educação no Brasil, Volume 14).
HÜBNER, Max (1906). Die Ausländischen Schulmuseen. Veröffentlichungen des Städtischen Schulmuseums zu Breslau, nº 6. Breslau: Ferdinand Hirt, Königliche Universitäts – ud Verlagsbuchhandlung.
KUHLMANN Jr., Moysés (2013). O Pedagogium: sua criação e finalidades. MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (Org.) Pedagogium: Símbolo da Modernidade Educacional Republicana. Rio de Janeiro: Quartet / FAPERJ, pp. 25-42.
LAWN, Martin (2013). Uma pedagogia para o público: o lugar de objetos, observação, produção mecânica e armários-museus. Tradução de David Antonio da Costa & Gustavo Rugoni de Sousa. Revista Linhas, Florianópolis, v.14, n.26, p.222–243. DOI: https://doi.org/10.5965/1984723814262013222.
LINARES, María Cristina (2022). El Museo Pedagógico en Argentina: nacimiento y avatares de una Institución renovadora (1883-1940). Cadernos de História da Educação. v.21, p.1-13, DOI: https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-104
MARCHI da SILVA, Camila (2022). Museu Pedagógico Nacional – Pedagogium, uma vitrine comercial (1890-1919). Cadernos de História da Educação, v.21, p.1-20. DOI: https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-106
MOGARRO, Maria João (2022). O Museu Pedagógico Municipal de Lisboa (Portugal, 1883-1933): Percurso e significado de uma instituição renovadora. Cadernos de História da Educação, v.21, p.1-22. DOI: https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-103
MORENO MARTÍNEZ, Pedro Luis (2022). El Museo Pedagógico Nacional y la renovación educativa en España (1882-1941). Cadernos de História da Educação, v.21, p.1-15. DOI: https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-102
MUNAKATA, Kazumi; BRAGHINI, Katya M. Z. (2014). Fontes para a história da educação dos sentidos, numa abordagem transnacional. In: XVIII Jornadas Argentinas de Historia de la Educación, 2014, General Sarmiento. Historia de la educación: usos del pasado y aportes a los debates educativos contemporáneos. ANAIS… General Sarmiento: Sociedad Argentina de Historia de la Educación (pp. 1-11).
PELLISSON, Maurice (1911). BUISSON, Ferdinand (Directeur) (1911). Nouveau dictionnaire de pédagogie et d’instruction primaire. Paris : Librairie Hachette et Cie. L’édition électronique. Disponível em : http://www.inrp.fr/edition-electronique/lodel/dictionnaire-ferdinand-buisson/. Acesso em 04/06/2021.
PETRY, Marilia Gabriela (2013). Da Recolha À Exposição: A Constituição de Museus Escolares em Escolas Públicas Primárias de Santa Catarina (Brasil - 1911 a 1952). Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina. Disponível em: http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/151/marilia_gabriela_petry.pdf.
PETRY, Marília Gabriela; GASPAR da SILVA, Vera Lucia (2013). Museu Escolar: Sentidos, Propostas e Projetos para a Escola Primária (Séculos 19 e 20). Revista História da Educação, v.17, p.79-101. DOI: https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000300006.