Museus Pedagógicos: diálogos ibero-americanos
Contenu principal de l'article
Résumé
Com o presente Dossiê vislumbramos explorar vínculos entre diferentes Museus Pedagógicos estabelecidos na América e na Europa nos anos finais do século XIX e em princípios do XX, além de destacar particularidades destas instituições que não tiveram somente os modelos francês e espanhol como referência, mas também, agregaram elementos resultantes de parcerias e diálogos. Assim reunimos estudos que comtemplam o Museu Pedagógico Nacional da Espanha fundado em 1882 na cidade de Madri (abordado por Pedro Luis Moreno Martínez); o Museu Pedagógico de Portugal criado em 1883 na cidade de Lisboa em Portugal (por Maria João Mogarro); o Museu Pedagógico da Argentina criado em 1888 na cidade de Buenos Aires (por María Cristina Linares); o Museo Pedagógico do Uruguai criado em 1889 na cidade de Montevideo (por Vera Gaspar e Gabriel Scagliola) e o Museu Pedagógico Nacional do Brasil criado em 1890 no Rio de Janeiro (por Camila Marchi da Silva).
Téléchargements
Renseignements sur l'article
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Références
BARAUSSE, Alberto; POSSAMAI, Zita Rosane (Orgs) (2019). Dossiê “Museus de Educação: histórias e perspectivas transnacionais”. Museologia & Interdisciplinaridade. v.8, pp.12-124, 2019. DOI: https://doi.org/10.26512/museologia.v8i16.28104.
BUISSON, Ferdinand (Directeur) (1911). Nouveau dictionnaire de pédagogie et d’instruction primaire. Paris: Librairie Hachette et Cie. L’édition électronique. Disponível em: http://www.inrp.fr/edition-electronique/lodel/dictionnaire-ferdinand-buisson/. Acesso em 04 jun. 2021.
DUBOIS, Patrick (2001). O Dictionnaire de pédagogie et d'instruction primaire de F. Buisson (1878-1887 e 1911): Bíblia da escola republicana. História da Educação. ASPHE/UFPel. Pelotas, v.5, n.9, pp.59-76, abr.2001. Disponível em file:///C:/Users/User/AppData/Local/Temp/30470-118041-1-PB.pdf. Acesso em 24/05/2021.
GARCÍA del DUJO, Angel (1985). Museo Pedagogico Nacional (1882-1941): Teoría educativa y desarrollo histórico. Salamanca / Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca. Instituto de Ciencias de la Educación.
GASPAR da SILVA, Vera Lucia; SCAGLIOLA, Gabriel (2019). Museu Pedagógico José Pedro Varela: expressando uma comunidade de aspirações! Museologia & Interdisciplinaridade. v.8, n.16, Ago./Dez., p.88-104. DOI: https://doi.org/10.26512/museologia.v8i16.25135.
GASPAR da SILVA, Vera Lucia; SCAGLIOLA, Gabriel (2022). Museu e Biblioteca Pedagógicos: um grande gabinete experimental de ciência popular (Montevidéu / Uruguai, 1889...). Cadernos de História da Educação. v.21, p.1-14, DOI: https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-105
GASPAR da SILVA, Vera Lucia; SOUZA, Gizele (2018). Objetos de Utilidade Prática para o Ensino Elementar: Museus Pedagógicos e Escolares em debate. In: GASPAR da SILVA, Vera Lucia; SOUZA, Gizele; CASTRO, Cesar Augusto (Orgs.). Cultura material escolar em perspectiva histórica: escritas e possibilidades. Vitória: EDUFES, pp. 119-141) (Coleção Horizontes da Pesquisa em História da Educação no Brasil, Volume 14).
HÜBNER, Max (1906). Die Ausländischen Schulmuseen. Veröffentlichungen des Städtischen Schulmuseums zu Breslau, nº 6. Breslau: Ferdinand Hirt, Königliche Universitäts – ud Verlagsbuchhandlung.
KUHLMANN Jr., Moysés (2013). O Pedagogium: sua criação e finalidades. MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (Org.) Pedagogium: Símbolo da Modernidade Educacional Republicana. Rio de Janeiro: Quartet / FAPERJ, pp. 25-42.
LAWN, Martin (2013). Uma pedagogia para o público: o lugar de objetos, observação, produção mecânica e armários-museus. Tradução de David Antonio da Costa & Gustavo Rugoni de Sousa. Revista Linhas, Florianópolis, v.14, n.26, p.222–243. DOI: https://doi.org/10.5965/1984723814262013222.
LINARES, María Cristina (2022). El Museo Pedagógico en Argentina: nacimiento y avatares de una Institución renovadora (1883-1940). Cadernos de História da Educação. v.21, p.1-13, DOI: https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-104
MARCHI da SILVA, Camila (2022). Museu Pedagógico Nacional – Pedagogium, uma vitrine comercial (1890-1919). Cadernos de História da Educação, v.21, p.1-20. DOI: https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-106
MOGARRO, Maria João (2022). O Museu Pedagógico Municipal de Lisboa (Portugal, 1883-1933): Percurso e significado de uma instituição renovadora. Cadernos de História da Educação, v.21, p.1-22. DOI: https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-103
MORENO MARTÍNEZ, Pedro Luis (2022). El Museo Pedagógico Nacional y la renovación educativa en España (1882-1941). Cadernos de História da Educação, v.21, p.1-15. DOI: https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-102
MUNAKATA, Kazumi; BRAGHINI, Katya M. Z. (2014). Fontes para a história da educação dos sentidos, numa abordagem transnacional. In: XVIII Jornadas Argentinas de Historia de la Educación, 2014, General Sarmiento. Historia de la educación: usos del pasado y aportes a los debates educativos contemporáneos. ANAIS… General Sarmiento: Sociedad Argentina de Historia de la Educación (pp. 1-11).
PELLISSON, Maurice (1911). BUISSON, Ferdinand (Directeur) (1911). Nouveau dictionnaire de pédagogie et d’instruction primaire. Paris : Librairie Hachette et Cie. L’édition électronique. Disponível em : http://www.inrp.fr/edition-electronique/lodel/dictionnaire-ferdinand-buisson/. Acesso em 04/06/2021.
PETRY, Marilia Gabriela (2013). Da Recolha À Exposição: A Constituição de Museus Escolares em Escolas Públicas Primárias de Santa Catarina (Brasil - 1911 a 1952). Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina. Disponível em: http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/151/marilia_gabriela_petry.pdf.
PETRY, Marília Gabriela; GASPAR da SILVA, Vera Lucia (2013). Museu Escolar: Sentidos, Propostas e Projetos para a Escola Primária (Séculos 19 e 20). Revista História da Educação, v.17, p.79-101. DOI: https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000300006.