Museus Pedagógicos: diálogos ibero-americanos

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Vera Lucia Gaspar da Silva

Résumé

Com o presente Dossiê vislumbramos explorar vínculos entre diferentes Museus Pedagógicos estabelecidos na América e na Europa nos anos finais do século XIX e em princípios do XX, além de destacar particularidades destas instituições que não tiveram somente os modelos francês e espanhol como referência, mas também, agregaram elementos resultantes de parcerias e diálogos. Assim reunimos estudos que comtemplam o Museu Pedagógico Nacional da Espanha fundado em 1882 na cidade de Madri (abordado por Pedro Luis Moreno Martínez); o Museu Pedagógico de Portugal criado em 1883 na cidade de Lisboa em Portugal (por Maria João Mogarro); o Museu Pedagógico da Argentina criado em 1888 na cidade de Buenos Aires (por María Cristina Linares); o Museo Pedagógico do Uruguai criado em 1889 na cidade de Montevideo (por Vera Gaspar e Gabriel Scagliola) e o Museu Pedagógico Nacional do Brasil criado em 1890 no Rio de Janeiro (por Camila Marchi da Silva).

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Comment citer
Silva, V. L. G. da. (2022). Museus Pedagógicos: diálogos ibero-americanos . Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e101. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-101
Rubrique
Dossiê 2 - Museus Pedagógicos: diálogos ibero-americanos
Biographie de l'auteur-e

Vera Lucia Gaspar da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-2957-5708
http://lattes.cnpq.br/8881750759405221
vera.gaspar.udesc@gmail.com

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