Método intuitivo na instrução pública paranaense: diálogos com a Revista A Escola (1906-1910)

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Tony Honorato
https://orcid.org/0000-0003-3057-1157
Rosiclea Rodrigues da Silva

Resumo

Neste artigo, discorre-se sobre a presença do Método Intuitivo na Instrução Pública Paranaense divulgada pela Revista A Escola (1906-1910). Para tanto, foram usadas as edições da Revista A Escola: Revista do Gremio dos Professores Publicos do Paraná. As premissas do texto estão ancoradas nas discussões respaldadas em autores que pesquisam sobre o Método Intuitivo, como Valdemarin (2004) e Schelbauer (2003), e em autores que pesquisam a imprensa pedagógica, como Catani (1996), Carvalho (1998), Bastos (2002) e Rodrigues e Biccas (2015). A questão fundamental foi identificar e analisar as discussões feitas pelos colaboradores da Revista A Escola (1906-1910) acerca do Método Intuitivo. Como resultado, pôde-se considerar que o Método Intuitivo teve espaços nas políticas para a Instrução Pública Paranaense e que os colaboradores da Revista A Escola usaram dessa imprensa para disseminar as ações que estavam sendo feitas, conectadas com a concepção de escola moderna para a época.

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Como Citar
Honorato, T., & Silva, R. R. da. (2022). Método intuitivo na instrução pública paranaense: diálogos com a Revista A Escola (1906-1910). Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e090. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-90
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Tony Honorato, Universidade Estadual de Londrina (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-3057-1157
http://lattes.cnpq.br/7101545385569249
tony@uel.br

Rosiclea Rodrigues da Silva, Universidade Estadual de Londrina (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-5583-9928
http://lattes.cnpq.br/4490192423588566
rodriguesrosicleia@hotmail.com

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