A constituição técnica e teórica do Repositório Digital Tatu

Conteúdo do artigo principal

Simôni Costa Monteiro Gervasio
Alessandro Carvalho Bica
Tobias de Medeiros Rodrigues

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar uma iniciativa desenvolvida no âmbito do projeto de pesquisa “Educação, História e Políticas na região de abrangência da Universidade Federal do Pampa” e refere-se, especialmente, ao processo de criação e desenvolvimento de um repositório digital. A proposta de criação de um espaço virtual capaz de armazenar e compartilhar acervos apoia-se na necessidade de preservação das fontes e possibilidade de acesso para diversos pesquisadores interessados em explorar as possibilidades contidas nos documentos, revistas, periódicos educacionais e outros materiais pertencentes ao acervo. Assim, este artigo trata do percurso de criação deste repositório digital, passando pelo processo de tratamento das fontes, sua digitalização e organização do repositório que pode ser acessado por meio do endereço eletrônico http://sistemas.bage.unipampa.edu.br/tatu/, destacando o potencial no intercâmbio entre áreas como a tecnologia da informação, educação e história, para a criação de soluções versáteis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Gervasio, S. C. M. ., Bica, A. C. ., & Rodrigues, T. de M. . (2021). A constituição técnica e teórica do Repositório Digital Tatu. Cadernos De História Da Educação, 20(Contínua), e030. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-30
Seção
Comunicação
Biografia do Autor

Simôni Costa Monteiro Gervasio, Universidade Federal do Pampa (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-1554-1726
http://lattes.cnpq.br/1781209696259968
si_costa@msn.com

Tobias de Medeiros Rodrigues, Universidade Federal do Pampa (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-4719-583X
http://lattes.cnpq.br/1485492220883862
tobias.medeiros@gmail.com

Referências

ANDRADE, Vivian Galdino. A experiência de criação de um repositório digital como fonte de pesquisa para história da educação de Bananeiras. Revista de História e Historiografia da Educação, v.1, n.2, p.266-284, 2017. DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i2.50376.

ARELLANO, Miguel Angel. Preservação de documentos digitais. Ciência da Informação, v.33, n.2, p.15-27, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652004000200002.

IVASHITA, Simone Burioli. Fontes para a história da educação: a importância dos arquivos. In: Reunião Científica Regional da ANPED, 10, 2014, Florianópolis-SC. Anais da X ANPED Sul. Florianópolis, 2014. p.1-18.

RODRÍGUES, Margarita Victoria. Pesquisa histórica: o trabalho com fontes documentais. In: COSTA, Célio Juvenal; MELO, Joaquim José Pereira, FABIANO, Luiz Hermenegildo (orgs.). Fontes e métodos em história da educação. Dourados: Ed.UFGD, 2010. p.35-48.

SAVIANI, Dermeval. Breves considerações sobre fontes para a história da educação. In. LOMBARDI, José Claudinei; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. Fontes, história e historiografia da educação. Campinas (SP): Autores Associados, 2004, p.01-12.

VIDAL, Diana. Gonçalves. O livro e a biblioteca, o documento e o arquivo na era digital. História da Educação, v.6, n.11, p.1-11, 2002.

WERLE, Flávia Obino Corrêa. Documentos escolares: impactos das novas tecnologias. História da Educação, v.6, n.11, p.1-20, 2002.

ZUCATTO, Andreza Caroline Possenti; JÚNIOR, Divino Ignacio Ribeiro. Bibliotecas e repositórios digitais: reflexões, tecnologias e aplicações. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 18, 2014, Belo Horizonte-MG. Anais do XVII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias. Belo Horizonte: SNBU, 2014. p.01-20.