História e Educação: as instituições escolares dominicanas-anastasianas em Goiás

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Cesar Evangelista Fernandes Bressanin
https://orcid.org/0000-0003-1221-2353
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
https://orcid.org/0000-0003-2220-9932

Resumo

O objetivo do estudo aqui proposto é apresentar a trajetória histórica das instituições escolares dominicanas-anastasianas no estado de Goiás, entre o final do século XIX e a década de 1960. Aportado numa pesquisa bibliográfica e documental, a partir dos estudos sobre história das instituições escolares e dos pressupostos da História Cultural, o texto explicita a filosofia educativa da Congregação das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils, de origem francesa, que instalou-se no Brasil em 1885 e suas fundações no estado de Goiás no recorte temporal citado. Sem considerar as especificidades destas instituições escolares, o trabalho traça o itinerário das mesmas e suas contribuições para a história da educação goiana.

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Como Citar
Bressanin, C. E. F. ., & Almeida, M. Z. C. M. de . (2021). História e Educação: as instituições escolares dominicanas-anastasianas em Goiás. Cadernos De História Da Educação, 20(Contínua), e021. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-21
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cesar Evangelista Fernandes Bressanin, Universidade Federal do Tocantins (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-1221-2353
http://lattes.cnpq.br/4737722834785056
kaeserevangelista@gmail.com

Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-2220-9932
http://lattes.cnpq.br/5736362178244406
zeneide.cma@gmail.com

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