“Difundir as luzes para o progresso”: a expansão do Ensino Normal pela iniciativa municipal e particular em São Paulo (1927-1930)

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Leila Maria Inoue
https://orcid.org/0000-0002-3238-6396
Ana Clara Bortoleto Nery
https://orcid.org/0000-0001-6316-3243

Resumo

Neste artigo problematizamos o processo de expansão do Ensino Normal no estado de São Paulo a partir da Reforma da Instrução Pública de 1927 a 1930. Na busca de soluções para acabar com o analfabetismo, essa Reforma transformou o cenário educacional paulista, equiparando as Escolas Normais Livres às Escolas Normais Oficiais. Tal medida possibilitou que as associações particulares e os municípios criassem instituições para a formação de professores, devidamente reconhecidas pelo poder público, para formar professores para atender a demanda da escola primária. No recorte temporal selecionado observamos que, inicialmente, a expansão do Ensino Normal se deu principalmente pelas iniciativas municipais. Nosso objetivo é analisar as ações do estado e o papel do município nesse processo. Consideramos que as ações municipais foram importantes para o processo de expansão do Ensino Normal possibilitando o protagonismo dos municípios em formar professores para atuarem nas regiões distantes das Escolas Normais Oficiais, embora efêmeras.

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Como Citar
Inoue, L. M. ., & Nery, A. C. B. . (2020). “Difundir as luzes para o progresso”: a expansão do Ensino Normal pela iniciativa municipal e particular em São Paulo (1927-1930). Cadernos De História Da Educação, 20(Contínua), e011. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-11
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Leila Maria Inoue, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-3238-6396
http://lattes.cnpq.br/4404113569573431
leilinoue@yahoo.com.br

Ana Clara Bortoleto Nery, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-6316-3243
http://lattes.cnpq.br/2576247757923028
neryanaclara@gmail.com

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