História das práticas de avaliação e ensino na USP: marcas da missão francesa na educação universitária paulista

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Katiene Nogueira da Silva
https://orcid.org/0000-0002-1280-3041
Denice Barbara Catani
https://orcid.org/0000-0001-6019-8969

Resumo

O presente artigo busca contribuir para a produção de conhecimento sobre a cultura universitária brasileira a partir do estudo de práticas de avaliação das aprendizagens, tomando como fontes para a pesquisa documentos da Universidade de São Paulo, entre eles os relatórios confidenciais da missão francesa que ajudou a fundar a universidade. O que aqui se apresenta origina-se numa pesquisa que teve por objetivo recuperar, conhecer e analisar a proposição de práticas de avaliação e de ensino que estiveram vigentes na Universidade de São Paulo desde a sua criação, 1934 até 1968, ano da Reforma Universitária.

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Como Citar
Silva, K. N. da ., & Catani, D. B. . (2020). História das práticas de avaliação e ensino na USP: marcas da missão francesa na educação universitária paulista. Cadernos De História Da Educação, 19(3), 837–855. https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-11
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Katiene Nogueira da Silva, Universidade de São Paulo (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-1280-3041
http://lattes.cnpq.br/8523522666926651
katiene@usp.br

Denice Barbara Catani, Universidade de São Paulo (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-6019-8969
http://lattes.cnpq.br/3792758221330745
dbcat@usp.br

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