A bandeira é o símbolo vibrante da pátria: traços nacionalistas na cultura escolar do Oeste paulista

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Jorge Luís Mazzeo Mariano
https://orcid.org/0000-0003-1716-6763
Arilda Ines Miranda Ribeiro
https://orcid.org/0000-0002-2267-1484

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a penetração de alguns traços nacionalistas na cultura escolar das primeiras instituições públicas de ensino da região do extremo oeste paulista. O recorte espacial compreendeu os municípios de Presidente Bernardes e Presidente Venceslau, entre 1932 e 1960. Por meio do aporte da História Oral, foram realizadas entrevistas com docentes e discentes que frequentaram as instituições no período. Utilizou-se também dos referenciais da História Cultural e da História Regional. Durante os 28 anos enfocados o Estado criou políticas de incentivo ao patriotismo que incidiam nas escolas, sendo possível constatar que as docentes contribuíram para a disseminação de elementos nacionalistas uma vez que a cultura escolar incorporou e difundiu diversas práticas ufanistas.

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Como Citar
Mariano, J. L. M. ., & Ribeiro, A. I. M. . (2020). A bandeira é o símbolo vibrante da pátria: traços nacionalistas na cultura escolar do Oeste paulista. Cadernos De História Da Educação, 19(3), 796–816. https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-9
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jorge Luís Mazzeo Mariano, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-1716-6763
http://lattes.cnpq.br/5337334318541020
jorge.mariano@ufms.br

Arilda Ines Miranda Ribeiro, Universidade Estadual Paulista (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-2267-1484
http://lattes.cnpq.br/0145582434192657
arildaribeiro@terra.com.br

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