De escravo a modelo educacional: a trajetória do pedagogo grego

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Milton Luiz Torres

Resumo

Este artigo faz um retrospecto da condição servil do antigo pedagogo grego e discute, com base no Filógelo, um livro de anedotas do séc. IV e V A.D., e em Paladas de Alexandria, um poeta do séc. IV A.D., se ocorreu, de fato, uma transição no estatuto social e econômico do pedagogo que o colocou, a partir do séc. II A.D., como modelo educacional da paideia greco-romana.

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Como Citar
Torres, M. L. . (2019). De escravo a modelo educacional: a trajetória do pedagogo grego. Cadernos De História Da Educação, 18(3), 833–845. https://doi.org/10.14393/che-v18n3-2019-14
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Milton Luiz Torres, Centro Universitário Adventista de São Paulo (Brasil)

http://orcid.org/0000-0003-1158-4876
http://lattes.cnpq.br/6112555912323663
milton.torres@unasp.edu.br

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