Escola mista? Coeducação? Um desafio histórico para a educação de meninos e meninas

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Patrícia Rodrigues Augusto Carra

Resumo

O artigo traça um panorama da educação feminina no Brasil, apresenta fatores que levaram a paisagem escolar brasileira ser majoritariamente mista, discutindo o conceito de escola mista e escolarização diferenciada por sexo. Foi produzido com base em levantamento bibliográfico das áreas História da Educação, Sociologia e História prioritariamente. Constata que escola mista não significa a oferta de uma escolarização não diferenciada por sexo e reflete sobre a possibilidade de o ambiente escolar constituir-se como um espaço contributivo para a igualdade de gêneros. O texto infere a importância de um olhar atento para o sistema educacional e suas diferentes instâncias e para sujeitos que frequentam os ambientes educativos. Refletir sobre a importância de uma educação igualitária exige, entre outros fatores, pensar sobre a instrução disponibilizada (ou não) para homens e mulheres ao longo do tempo, nesse sentido, a História da Educação é espaço de grande importância.

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Como Citar
Carra, P. R. A. (2019). Escola mista? Coeducação? Um desafio histórico para a educação de meninos e meninas. Cadernos De História Da Educação, 18(2), 548–570. https://doi.org/10.14393/che-v18n2-2019-15
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Patrícia Rodrigues Augusto Carra, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-1954-1053
http://lattes.cnpq.br/5923196932499177
prac@terra.com.br

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