Representações do jovem Anísio Teixeira sobre a Europa e suas escolas (1925)

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José Geraldo Pedrosa
https://orcid.org/0000-0002-8295-8313
Reisla Suelen de Oliveira Silva
https://orcid.org/0000-0001-6870-4803

Resumo

A inclinação definitiva de Anísio Teixeira pela educação pública amadureceu entre 1924 e 1929 quando uma série de experiências lhe sucedem, dentre as quais uma viagem à Europa (1925) tendo padres jesuítas como companhia. A questão do artigo é analisar o impacto que essa viagem, com duração de quatro meses, teria tido na inclinação definitiva de Teixeira para educação pública. O material empírico da pesquisa que deu origem ao artigo foi constituído por relatos pessoais produzidos por Anísio Teixeira durante a viagem e a partir dela. Representação social foi a referência conceitual e de método que norteou a pesquisa. Os estudos sobre representação social visam a identificar a representação do sujeito sobre algo, numa determinada circunstância ou contexto. Preocupou-se, portanto, em definir o que fosse o objeto de uma possível representação e, igualmente, em que circunstâncias sociais e culturais essa representação foi construída.

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Como Citar
Pedrosa, J. G. ., & Silva, R. S. de O. . (2019). Representações do jovem Anísio Teixeira sobre a Europa e suas escolas (1925). Cadernos De História Da Educação, 18(2), 526–547. https://doi.org/10.14393/che-v18n2-2019-14
Seção
Artigos
Biografia do Autor

José Geraldo Pedrosa, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-8295-8313
http://lattes.cnpq.br/7103107947957772
jgpedrosa@uol.com.br

Reisla Suelen de Oliveira Silva, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-6870-4803
http://lattes.cnpq.br/1243667607200655
reislasuelen@yahoo.com.br

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