Memória e patrimônio na história da educação: possibilidades e desafios

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Alexandra Lima da Silva
https://orcid.org/0000-0002-0310-7896
Evelyn de Almeida Orlando
https://orcid.org/0000-0001-5795-943X

Resumo

Este artigo procura discutir os usos dos conceitos de memória e patrimônio no campo da História da Educação. A partir da realização de um balanço acerca das principais contribuições dos estudos em âmbito nacional e internacional sobre a temática da memória (NORA, 1993; LE GOFF, 1990) e patrimônio educativo, evidencia-se a preocupação com a cultura material da escola como objeto historiográfico (JULIÀ, 2011). Os olhares para a questão do patrimônio, no entanto, são lançados não apenas considerando a dimensão da escola, mas também em seu deslocamento para outros espaços da cidade que, em sua potencialidade, impõem-se como signos educacionais (ARROYO, 2005). Nessa relação, buscou-se também chamar a atenção para o patrimônio imaterial, ainda pouco estudado na historiografia educacional (FONSECA, 2003). O Artigo conclui que explorar mais a riqueza dos fazeres, saberes e práticas é um desafio a ser enfrentado no campo da História da Educação.

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Como Citar
Silva, A. L. da, & Orlando, E. de A. . (2019). Memória e patrimônio na história da educação: possibilidades e desafios. Cadernos De História Da Educação, 18(2), 425–444. https://doi.org/10.14393/che-v18n2-2019-9
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alexandra Lima da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-0310-7896
http://lattes.cnpq.br/3035434886894830
alexandralima1075@gmail.com

Evelyn de Almeida Orlando, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-5795-943X
http://lattes.cnpq.br/5837085501572080
evelynorlando@gmail.com

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