Memórias de normalistas: inserção profissional de professoras

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Raquel Silveira Martins de Melo

Resumo

Esse artigo busca apresentar resultados de pesquisa sobre a escolha do magistério como forma de inserção profissional para normalistas que frequentaram a Escola Normal Nossa Senhora de Oliveira, em Oliveira, Centro-oeste de Minas Gerais, entre os anos 1971 e 1974. Nesse sentido, as ideias que permeiam esse esboço vão ao encontro das concepções e conceitos sobre a mulher-professora, a formação de professores, em especial para o antigo ensino primário, e a história da educação em Minas Gerais. A metodologia utilizada é concernente à pesquisa narrativa e os dados terão como fonte principal narrativas orais de formandas da referida escola normal no período assinalado.

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Como Citar
Melo, R. S. M. de. (2019). Memórias de normalistas: inserção profissional de professoras. Cadernos De História Da Educação, 18(1), 266–277. https://doi.org/10.14393/che-v18n1-2019-15
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Raquel Silveira Martins de Melo, Universidade Federal de Ouro Preto (Brasil)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Professora da Escola Estadual Henrique Galvão (Divinópolis/MG). E-mail: raquelsmartins@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9181-2095. LATTES: http://lattes.cnpq.br/8288510398299242.

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