Apresentação

Conteúdo do artigo principal

Carlos Henrique de Carvalho
Wenceslau Gonçalves Neto

Resumo

O presente dossiê, Educação em perspectiva local/municipal, pretende apresentar discussões relativas às escritas da História da Educação, mais precisamente, àquelas relacionadas às possibilidades de se investigar “novos” espaços e “novos” sujeitos. Com a extensão desses olhares emergem resultados de investigações direcionadas a cenários, épocas e temáticas até então pouco privilegiados, vindo à tona estudos dedicados a desvelar outras faces da constituição do sistema de instrução pública nos estados brasileirose em alguns ambientes do território europeu, para além das análises macroestruturais (postura normalmente assumida pela chamada “historiografia tradicional”). Este adensamento das pesquisas centradas em espaços “menores” decorreu da formação e consolidação de grupos de pesquisas por todo o país, assim como no exterior, devotados à investigação de aspectos significativos da organização da instrução, tomando como referência os municípios, as instituições escolares (públicas e privadas), manuais pedagógicos, métodos de ensino, a imprensa (especializada ou não), etc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Carvalho, C. H. de, & Gonçalves Neto, W. (2019). Apresentação. Cadernos De História Da Educação, 18(1), 3–8. https://doi.org/10.14393/che-v18n1-2019-1
Seção
Dossiê: Educação em Perspectiva Local/Municipal
Biografia do Autor

Carlos Henrique de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

Doutor em História pela Universidade de São Paulo. Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG. E-mail: carloshcarvalho06@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8535-6828. LATTES: http://lattes.cnpq.br/7463702480768930.  

Wenceslau Gonçalves Neto, Universidade de Uberaba / Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

Doutor em História pela Universidade de São Paulo. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba e da Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG. E-mail: wenceslau@ufu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4374-0311 . LATTES: http://lattes.cnpq.br/6258906373771462