Currículo e Educação Física: uma análise do documento de Minas Gerais de 1978

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Cláudio Pellini Vargas
Carlos Fernando Ferreira da Cunha Junior

Resumo

Em meados da década de 1980, emergiu no campo da Educação Física (EF) o conhecido Movimento Renovador. Trata-se de um período fortemente marcado pela influência das teorizações críticas sobre a área, seus professores e suas produções, bem como sobre a elaboração de documentos curriculares. Tendo encontrado potencialização a partir do período de reabertura política do Brasil, ao fim da ditadura militar, o referido movimento tem sido considerado pelos estudiosos da área como um momento de ruptura de paradigma, ou seja, a EF passou a não mais se pautar pela prática exclusiva de desenvolvimento da Aptidão Física no interior escolar. O presente trabalho objetivou analisar o documento curricular de EF escolar de Minas Gerais, publicado em 1978 pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. Por meio de uma abordagem qualitativa de análise de conteúdo, verificamos a sólida presença das teorizações tradicionais de currículo em seu interior, mas destacamos, entretanto, rudimentos do debate crítico que inspirou o movimento citado. Na estrutura, apresentamos a descrição metodológica da investigação, uma síntese das teorizações curriculares e a contextualização da Educação e da EF na década de 1970 no Brasil. A análise é inspirada em referenciais teóricos consagrados na Educação e na EF. Por fim, sustentamos que o documento mineiro, no auge do governo militar, apresentava indícios de uma tensão, a qual já procurava caminhos mais críticos para a EF nas escolas.


 

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Como Citar
Vargas, C. P., & Cunha Junior, C. F. F. da. (2018). Currículo e Educação Física: uma análise do documento de Minas Gerais de 1978. Cadernos De História Da Educação, 17(3), 763–779. https://doi.org/10.14393/che-v17n3-2018-9
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cláudio Pellini Vargas, Centro Universitário Estácio Juiz de Fora / Colégio de Aplicação João XXIII da UFJF (Brasil)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor Adjunto do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora e do Colégio de Aplicação João XXIII da UFJF. E-mail: prof.pellini@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4060-0401. LATTES: http://lattes.cnpq.br/8218150093623136.

Carlos Fernando Ferreira da Cunha Junior, Universidade Federal de Juiz de Fora (Brasil)

Doutor em Educação (UFMG). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE / UFJF) e da Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF. E-mail: carlos.fernando@ufjf.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7365-9955. LATTES: http://lattes.cnpq.br/9346073096157486.

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