A educação no espaço público: a pedagogia cívica dos jornais mineiros no período regencial

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Marcilaine Soares Inácio Gomes
Luciano Mendes de Faria Filho
Ilka Miglio de Mesquita

Resumo

O artigo tem por objetivo evidenciar, a partir de jornais, o uso do espaço público pelas associações mineiras do período regencial na configuração de um plano de educação, tendo em vista a pedagogia cívica de disciplinar, instruir, civilizar e moralizar. Seus projetos educativos são entendidos como projetos políticos-culturais, definidos na relação com dois fenômenos que estão entrelaçados e são complementares, contudo, distintos: a difusão das Luzes e a configuração de uma esfera pública de poder.


 

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Detalhes do artigo

Como Citar
Gomes, M. S. I., Faria Filho, L. M. de, & Mesquita, I. M. de. (2018). A educação no espaço público: a pedagogia cívica dos jornais mineiros no período regencial. Cadernos De História Da Educação, 17(3), 604–626. https://doi.org/10.14393/che-v17n3-2018-2
Seção
Dossiê: Educação e Espaço Público em experiências históricas latino-americanas (Séculos XIX-XX)
Biografia do Autor

Marcilaine Soares Inácio Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG. E-mail: marcisoares@yahoo.com.br. LATTES: http://lattes.cnpq.br/1753473690618480.

Luciano Mendes de Faria Filho, Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, com estágio de pós-doutorado em História da Educação concluído na Universidade de Brasília. Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, na qual coordena o Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil - 1822/2022. E-mail: lucianomff@uol.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0210-2214. LATTES: http://lattes.cnpq.br/5231108948366370.

Ilka Miglio de Mesquita, Universidade Tiradentes (Brasil)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio de pós-doutorado em História da Educação concluído na UFMG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. E-mail: ilkamiglio@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5071-2415. LATTES: http://lattes.cnpq.br/4750940229067933.

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