A conservação de acervos e [ou] arquivos em instituições escolares de Mato Grosso do Sul: busca por uma herança educativa

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Stella Sanches de Oliveira Silva

Resumo

A conservação de acervos e [ou] arquivos em instituições escolares de Mato Grosso do Sul: busca por uma herança educativa

The conservation of collections and [or] archives in the educational institutions of Mato Grosso do Sul: search for an educational heritage

La conservación de acervos y[o] archivos en instituciones escolares de Mato Grosso do Sul: búsqueda de una herencia educativa

La conservaton de collections et [ou] de l'archives dans des institutions scolaires de Mato Grosso do Sul: la recherche d'un héritage éducatif

Resumo Trago para investigação o caso de três estabelecimentos quanto ao modo como cuidaram (ou não) de seus acervos. Ao frequentar os espaços onde estava guardada sua documentação, percebi que, em cada uma das instituições, o trato e o entendimento do significado daqueles papéis, que não tinham mais uso no tempo presente, eram diferenciados. As três instituições têm seus acervos reunidos em um espaço físico denominado pelo estabelecimento de "arquivo". Mas qual sua realidade? As instituições têm se ocupado em pensar esse espaço como um status de "arquivo escolar"? A partir dessas duas questões, procuro analisar de que maneira as práticas de preservação da escrituração escolar revelam a busca por uma herança educativa. Os arquivos escolares têm importância de guardar e preservar a história das instituições e assim transmitir uma herança educativa. Herança educativa como um legado a ser transmitido pela divulgação e conhecimento da produção cultural de uma sociedade.

Palavras-chave: Acervo, Arquivo escolar, Preservação, Herança educativa.

Abstract I investigate the case of three institutions as to how they cared (or not) for their collections. By visiting the places where these institutions keep their documentation, I realized that in each institution the treatment and the understanding of the meaning of those documents have no more use in the present time, they are differentiated. Those three institutions have their collections grouped in a physical location, which is called the "archive". But what is the reality? Have those institutions spent any time thinking about these locations as a "educational archive"? From these two questions, I try to analyze how the school bookkeeping conservation practices reveal the search for an educational heritage. The school records are important to keep and preserve the history of institutions and thus convey an educational heritage. Educational heritage as a legacy to be transmitted by disseminating knowledge of cultural production of a society.

Keywords: Collection, School Archive, preservation, Educational heritage.

Resumen Aporto para investigación el caso de tres establecimientos en cuanto al modo como cuidaron (o no) de sus acervos. Al frecuentar los espacios donde se guardaba su documentación, he percibido que en cada una de las instituciones el tratamiento y el entendimiento del significado de aquellos papeles, que no tenían más uso en el tiempo presente, eran diferenciados. Las tres instituciones tienen sus acervos reunidos en un espacio físico denominado por el establecimiento de "archivo". Sin embargo, ¿cuál su realidad? ¿Las instituciones se están ocupando en pensar ese espacio como un status de "archivo escolar"? A partir de esas dos cuestiones busco analizar de qué manera las prácticas de preservación de la escrituración escolar revelan la búsqueda por una herencia educativa. Los archivos escolares tienen importancia de guardar y preservar la historia de las instituciones y, de ese modo, transmitir una herencia educativa. Herencia educativa como un legado a ser transmitido por la divulgación y conocimiento de la producción cultural de una sociedad.

Palabras-clave: Acervo, Archivo escolar, Preservación, Herencia educativa.

Résumé Nous portons à la recheche l'affaire de trois institutions d'enseignement quant à la façon soignée (ou non) de leurs collections. En frequentant les espaces où on a gardé sa documentation, nous nous sommes aperçus que, dans chaque institution le traitement et la compréhension de la signification de ces papiers, qui étaient hors d'usage au temps présent, étaient différenciés. Les trois institutions ont leurs collections rassemblées dans un espace physique appelé par l'établissement de « archive ». Mais quelle est leur réalité? Les institutions s'occupent-elles à penser cet espace avec un statut de «archive scolaire»? A partir de ces deux questions nous cherchons à analyser comment les pratiques de conservation des écritures scolaires révèlent la recherche d'un héritage éducatif. Les archives scolaires sont importants pour garder et préserver l'histoire des institutions et ainsi transmettre un héritage éducatif. L'héritage éducatif comme transmission par la diffusion et la connaissance de la production culturelle d'une société.

Mots clés: Collections, Archive scolaire, Préservation, Héritage éducatif.

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Como Citar
Silva, S. S. de O. (2018). A conservação de acervos e [ou] arquivos em instituições escolares de Mato Grosso do Sul: busca por uma herança educativa. Cadernos De História Da Educação, 16(3), 832–845. https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-17
Seção
Artigos