TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS EM HISTÓRIA COMPARADA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
Contenido principal del artículo
Resumen
O crescimento da produção de trabalhos sobre a História da Educação brasileira tem sido significativo principalmente a partir da década de 1980, o que foi possibilitado, entre outras coisas, pela identificação e utilização de fontes primárias disponibilizadas em arquivos nacionais ou pelo esforço individual dos pesquisadores e pela entronização de referencial teórico-metodológico inovador, permitindo o surgimento de estudos locais e regionais, abordando novos temas, a partir de enfoques variados e repensando certos conhecimentos formulados pelos pioneiros da historiografia educacional brasileira. Este avanço tem possibilitado uma grande troca de experiências entre os pesquisadores, por meio de publicações e participações em congressos, sendo já reclamada a composição de novas sínteses para a História da Educação no Brasil. No bojo dessa nova configuração da produção histórico-educacional, estamos propondo que seja retomada a prática da história comparada na área da História da Educação, destacando sua importância e limitações, bem como a parca produção desse tipo de investigação no Brasil. Chamamos a atenção também para a necessidade da ampliação do universo de estudo, para além da realidade nacional, o que comporta projetos que envolvam a transformação da educação em multiníveis, com a participação de grupos de pesquisa de composição transnacional.
Detalles del artículo
Número
Sección
Artículos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Cómo citar
Gonçalves Neto, W., & Carvalho, C. H. de. (2008). TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS EM HISTÓRIA COMPARADA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. Cadernos De História Da Educação, 4. https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/395