TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS EM HISTÓRIA COMPARADA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO

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Wenceslau Gonçalves Neto
Carlos Henrique de Carvalho

Resumo

O crescimento da produção de trabalhos sobre a História da Educação brasileira tem sido significativo principalmente a partir da década de 1980, o que foi possibilitado, entre outras coisas, pela identificação e utilização de fontes primárias disponibilizadas em arquivos nacionais ou pelo esforço individual dos pesquisadores e pela entronização de referencial teórico-metodológico inovador, permitindo o surgimento de estudos locais e regionais, abordando novos temas, a partir de enfoques variados e repensando certos conhecimentos formulados pelos pioneiros da historiografia educacional brasileira. Este avanço tem possibilitado uma grande troca de experiências entre os pesquisadores, por meio de publicações e participações em congressos, sendo já reclamada a composição de novas sínteses para a História da Educação no Brasil. No bojo dessa nova configuração da produção histórico-educacional, estamos propondo que seja retomada a prática da história comparada na área da História da Educação, destacando sua importância e limitações, bem como a parca produção desse tipo de investigação no Brasil. Chamamos a atenção também para a necessidade da ampliação do universo de estudo, para além da realidade nacional, o que comporta projetos que envolvam a transformação da educação em multiníveis, com a participação de grupos de pesquisa de composição transnacional.

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Como Citar
Gonçalves Neto, W., & Carvalho, C. H. de. (2008). TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS EM HISTÓRIA COMPARADA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. Cadernos De História Da Educação, 4. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/395
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Seção
Artigos