POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA NA DÉCADA DE 1990: UM DESSERVIÇO À CIDADANIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo apresenta o desfecho do processo histórico de discussão sobre a política educacional nas décadas de 80 e 90 do século XX no Brasil, que resultou na aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional em 1996. Procura demonstrar que esta lei implicou um golpe desferido pela Nova Direita contra a sociedade civil, contra os agentes da educação pública e contra o próprio Parlamento, gestado em um cenário de nova governamentalidade. Foi um desfecho surpreendentemente deseducativo da discussão política, que contribuiu para a substituição do cidadão pelo consumidor como sujeito da ação educativa.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Almeida, M. de F. R. de. (2008). POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA NA DÉCADA DE 1990: UM DESSERVIÇO À CIDADANIA. Cadernos De História Da Educação, 4. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/390
Edição
Seção
Artigos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).