MEMÓRIAS E DISCURSOS - A ESCOLA FLUMINENSE PÓS-FUSÃO (1975-1983)

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Lia Faria
Yolanda Lobo

Resumo

O objetivo deste texto é refletir sobre as políticas educacionais desenvolvidas pela Secretaria Estadualde Educação e Cultura (SEEC) do Rio de Janeiro, no período 1975-1983, tendo em vista o ato institucional da Fusão, que se propôs a integrar os antigos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro. Para discutir as concepções filosóficas e pedagógicas que permeavam os discursos oficiais daquela época nos utilizamos das fontes orais, por meio das falas obtidas junto aos dois secretários, Myrthes de Luca Wentzel (1975-79) e Arnaldo Niskier (1979-83), assim como, colhemos os relatos dos profissionais que compuseram as suas equipes. Utilizamos, ainda, como fonte os documentos pertencentes à SEEC, como memorandos, ofícios e publicações, e, também, a pesquisa em jornais referentes ao período estudado.

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Como Citar
Faria, L., & Lobo, Y. (2008). MEMÓRIAS E DISCURSOS - A ESCOLA FLUMINENSE PÓS-FUSÃO (1975-1983). Cadernos De História Da Educação, 4. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/389
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Artigos