O PROGRESSO COMO UM NORTEAMENTO DA EDUCAÇÃO E SUAS ESPECIFICIDADES NA IMPRENSA UBERLANDENSE ENTRE 1907 E 1910

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José Carlos Souza Araújo

Resumo

O objeto deste é averiguar genealogicamente a explicitação do norteamento centrado na concepção defluente da categoria progresso, com o intuito de compreender a educação escolar quanto à intencionalidade que funda as concepções, as orientações legislativo-educacionais, bem como as realizações concretas em torno dela. Para isso, visa este estruturar os vínculos entre as categorias progresso e educação, compreendendo a primeira como central na compreensão das idéias educacionais veiculadas desde o projeto iluminista. Afirmando assim, a categoria progresso se inscreve como potencialmente significativa para a perspectiva da história de longa duração. Nessa direção, a referida categoria se posiciona como um projeto civilizatório, bem como um norteamento para esse mesmo projeto. E a educação é concebida como capaz de fazer irradiar o progresso, eis em suma o ideário iluminista. Nesse sentido, este se estrutura assentado em três eixos que procurarão envolver o binômio educação e progresso: a) a concepção iluminista do século XVIII; b) a idéia de progresso no século XIX e c) o progresso como horizonte norteador da educação escolar presente em Uberlândia, MG, no período da Primeira República, expresso pela imprensa local, particularmente através do jornal O Progresso, entre 1907 e 1910.

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Como Citar
Araújo, J. C. S. (2008). O PROGRESSO COMO UM NORTEAMENTO DA EDUCAÇÃO E SUAS ESPECIFICIDADES NA IMPRENSA UBERLANDENSE ENTRE 1907 E 1910. Cadernos De História Da Educação, 4. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/387
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Seção
Artigos