Entre tons e matizes de memórias: itinerários de docentes no ensino primário em Caxias do Sul/RS (1920-1960)

Conteúdo do artigo principal

Terciane Luchese

Resumo

O presente texto analisa matizes dos itinerários formativos e das práticas educativas
vivenciadas no ensino primário em escolas de Caxias do Sul/RS a partir das memórias de
docentes que nasceram nas duas primeiras décadas do século XX. A partir da seleção de
entrevistas com cinco professoras, todas elas formadas para atuarem como docentes do
ensino primário, o objetivo foi compreender a formação e a atuação, os fazeres e os saberes
que, rememorados, permitem entender nuances históricas da escolarização. O conjunto de
entrevistas somadas à legislação, jornais, circulares, atas, correspondências e relatórios,
compõem o campo empírico que, com a análise documental e o apoio teórico da História
Cultural, permitem tematizar as práticas educativas de docentes entre os anos 1920 e 1960,
entre formação e atuação.
Palavras-chave: Formação de professores. Práticas educativas. Memórias docentes.
História Oral. Ensino primário.

Between tones and shades of memories: itineraries of teachers in primary schools of Caxias do Sul/RS (1920-1960)

Abstract
This text analyzes shades of education itineraries and practices lived in primary schools of
Caxias do Sul/RS from memories of teachers who were born in the first two decades of the
twentieth century. Having as a point of departure selection of interviews of five teachers,
all of them educated to act as teachers in primary schools, the aim is to understand
education and action, knowledge and techniques, which recalled, can allow understanding
historic nuances of schooling. The set of seven interviews, laws, newspapers, newsletters,
minutes, letters, and reports, composes the empiric field that, with the theoretical support
of Cultural History, allows addressing education actions of teachers between the years of
1920 and 1960, between education and action.
Key words: Teachers' education. Education actions. Teachers' memories. Oral History. Primary School Teaching.

Entre tonos y matices de memorias: itinerarios de docentes en la enseñanza primaria en Caixas do Sul/RS (1920-1960)

Resumen
Este texto analiza matices de los itinerarios de formación y de las prácticas educativas
vividas en la enseñanza primaria en escuelas de Caxias do Sul/RS a partir de las
memorias de docentes que nacieron en las dos primeras décadas del siglo XX. A partir de
la selección de entrevistas con cinco maestras, todas formadas para actuar como docentes
de enseñanza primaria, el objetivo fue comprender la formación y la actuación, los
quehaceres y los saberes que, rememorados, permiten entender matices históricos de la
escolarización. El conjunto de entrevistas sumadas a la legislación, periódicos, circulares,
actas, correspondencias e informes, componen el campo empírico que, con el análisis de
documentos y el apoyo teórico de la Historia Cultural, permiten tematizar las prácticas
educativas de docentes entre los años 1920 y 1960, entre formación y actuación.
Palabras clave: Formación de profesores. Prácticas educativas. Memorias docentes. Historia Oral. Enseñanza primaria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Luchese, T. . (2017). Entre tons e matizes de memórias: itinerários de docentes no ensino primário em Caxias do Sul/RS (1920-1960). Cadernos De História Da Educação, 15(3), 926–952. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/38542
Seção
Dossiê - História oral: narrativas de memória, acervos e a pesquisa em História da Educação
Biografia do Autor

Terciane Luchese, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora do Programa de Pós-
Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul.
Líder do Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória. Bolsista de Produtividade em
Pesquisa do CNPq. E-mail: taluches@ucs.br