CONCEPÇÕES DE PROFESSOR E DE ALUNO: SIGNIFICAÇÕES NA LDB ATUAL E EM SEU PROCESSO LEGIFEREANTE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Trata-se de uma discussão sobre as concepções de professor e de aluno presentes no processo legiferante da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Para tanto, toma-se como objetos de análise o projeto de lei oriundo da Câmara dos Deputados (1258-C/88); o substitutivo apresentado pelo Senado Federal (67/92); e o texto de lei finalmente aprovado nas duas casas legislativas (Lei n. 9.394/96). Aponta-se a pertinência de perscrutar o engendramento de idéias, conceitos e valores acerca dos sujeitos da educação no imaginário social. Nesse sentido, considera-se o pensamento do legislador como materialidade histórica, representativa de modos de se pensar a educação em nossa sociedade, especialmente no que diz respeito ao aluno e ao professor, referindo-se sobretudo às proposições para a formação docente. Por fim, indica-se que as concepções que permeiam os textos legiferantes não se dissipam com a aprovação do texto final, mas acabam se amalgamando nas concepções deste nas práticas educacionais reais.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Resende, H. de. (2008). CONCEPÇÕES DE PROFESSOR E DE ALUNO: SIGNIFICAÇÕES NA LDB ATUAL E EM SEU PROCESSO LEGIFEREANTE. Cadernos De História Da Educação, 4. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/385
Edição
Seção
Artigos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).